fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Pesquisador denuncia atentado e ameaças de morte em Manaus

Lucas Ferrante é o autor de estudos divulgados em revistas internacionais em que expõe o desmonte do sistema de proteção ambiental da Amazônia e prevê nova onda de Covid.

18 de março de 2021

Compartilhe

Pesquisador diz ter sido vítima de um atentado e vai registrar o caso no Ministério Público Federal

O biólogo Lucas Ferrante denunciou que foi vítima de um atentado e está recebendo ameaças de morte por divulgar dados científicos sobre desmatamento na Amazônia, ameças às populações tradicionais e números explosivos sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Em um vídeo divulgado pela revista eletrônica The Intercept Brasil, Lucas Ferrante explica que desde o início do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) monitora ações de desmonte ambiental e, após a divulgação dos dados recolhidos, passou a receber ameaças de morte, além de se tornar vítima de  calunias.

“Foram pelo menos três ameaças de morte por conta de apresentar dados técnicos contra a agenda ideológica do governo. Eram ameaças no celular me avisando para parar de falar as coisas que eu falava porque estavam interferindo em assuntos de segurança nacional e de interesse do governo” relata.

Lucas  Ferrante diz que atraiu a ira deste grupo após dois trabalhos divulgados nas revistas Enviroment Conservation, onde denuncia o desmonte do sistema de proteção ambiental e os problemas da rodovia BR-319, cujo licenciamento não ouviu 68 comunidades indígenas, e Nature Medicine, prevendo a  segunda onda de casos de Covid-19

Depois da  recepção dos artigos na comunidade científica, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) divulgou uma nota afirmando que Ferrante não integra os quadros do instituto e não fala pela instituição. “Depois dessa nota começaram as calunias numa rede social. Como não podem rebater os dados que apresento, tentam descredibilizar minha voz”, afirma

Sobre o atentado que sofreu, Ferrante revela ao The Intercept Brasil que estava na casa de um amigo quando chamou um motorista em um aplicativo de transporte. Quando o  carro chegou ele não checou a placa e só percebeu o erro quando o motorista mudou a rota. “Ele então parou o carro, disse que não era do aplicativo e tampouco era um assalto, mas passou a me agredir com um objeto pontiagudo. Eu empurrei o banco, que descarrilhou, e consegui fugir”, contou.

Lucas Ferrante fez o registro da ocorrência numa delegacia de bairro e, por orientação de um Procurador da República, irá formalizar a denúncia no Ministério Público Federal. O portal ReaLTime1 solicitou um posicionamento da assessoria do INPA, mas até o momento não recebeu resposta. Assim que chegar será acrescida a este texto.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM) tomou conhecimento do caso e prometeu acionar órgãos da sociedade civil para garantir a segurança do biólogo.

QUEM É LUCAS FERRANTE

Possui formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atualmente é Doutorando em Biologia (Ecologia) também no INPA. Desenvolve pesquisas e popularização da ciência sobre a influência das ações humanas sobre a estrutura, dinâmicas, clima e biodiversidade de paisagens, em especifico florestas tropicais, bem como povos tradicionais que vivem na floresta

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021