fbpx

sexta, 07 de maio de 2021

‘O risco é iminente’, diz FVS sobre colapso no sistema de saúde do País

Com a proliferação do vírus em uma velocidade ainda maior, o cenário detalhado no último dia 1º de março mostra que apenas Sergipe está em estado baixo de alerta.

5 de março de 2021

Compartilhe

No Amazonas, chegou a faltar leitos para os pacientes com a doença (Foto: Divulgação)

Ainda que o Amazonas, nas últimas semanas, venha apresentando reduções nas médias móveis de casos e/ou óbitos por conta da Covid-19, o Estado ainda encontra-se na fase crítica do cenário epidemiológico e, juntando-se a outros 18 estados, pode levar o sistema de saúde público de todo país ao colapso.

A observação foi feita pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes, na tarde desta sexta-feira (5), durante a live semanal do Governo acerca da pandemia no estado.

Ao apresentar o cenário sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Brasil, ele apresentou um quadro demonstrativo. Veja abaixo:

A partir dos casos contabilizados neste ano, é possível notar que no dia 4 de janeiro, eram apenas cinco estados em fase crítica, em relação à ocupação dos leitos: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Recife e Rio de Janeiro. No mesmo período, haviam quatro estados em estado de alerta ainda baixo.

Com a proliferação do vírus em uma velocidade ainda maior, o cenário detalhado no último dia 1º de março mostra que apenas Sergipe está em estado baixo de alerta em relação a ocupação dos leitos. Hoje, se junta ao Amazonas no estado crítico, outros 18 estados.

“Há um risco iminente de um colapso na rede de saúde do país, por isso, seguimos apelando à população que siga com os cuidados, afim de evitarmos mais casos graves e óbitos pela doença”, destacou Cristiano.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021