fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Número de pacientes na fila por leito clínico para Covid é crescente

Apesar de ter zerado a fila de espera por transferência de pacientes para leitos UTI/Covid, nos últimos dias a espera pelos clínicos tem subido gradativamente no interior.

26 de março de 2021

Compartilhe

Pacientes de outros estados têm recebido atendimento em Manaus (Foto: Divulgação)

A queda na taxa de ocupação levou o Amazonas a zerar o número de chamados de transferência de pacientes com Covid-19 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública de Manaus desde a última segunda-feira (22).

O dado é apresentado com base no Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Na contramão, a fila de espera para a ocupação de leitos clínicos no interior do Estado tem aumentado nesta semana.

De segunda até essa quinta (25), no cumulativo, são 57 pacientes esperando por um destes leitos. A maioria dos chamados, 35 deles, são de pacientes do interior do Amazonas.

Somente na rede pública, no Boletim divulgado na segunda-feira, eram 39 pacientes aguardando leitos. Como mencionado, nenhum deles iria para UTI em Manaus, mas 11 pessoas com Covid-19 no interior precisavam destes leitos.

Para os leitos clínicos, 13 pacientes de Manaus e 15, do interior, esperavam por uma vaga. Hoje, com redução em Manaus, o interior saltou para o número de 35 pessoas precisando de transferência para leito clínico na rede hospitalar de atendimento à Covid.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), os pacientes que estão na fila de espera recebem suporte clínico até que sejam transferidos.

“Além da disponibilidade de leitos, a secretaria destaca que as transferências atendem a critérios como quadro clínico do paciente e condições para a remoção, que são definidos pelos médicos da Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura)”, diz a nota enviada ao RealTime1.

A SES-AM ressaltou ainda que, com a coleta dos dados feita na manhã desta sexta (26), o número de pacientes aguardando por leito clínico já caiu para 28. Segundo a pasta, essa fila não impede que o Governo dê continuidade à Operação Gratidão, onde o Amazonas recebe pacientes de outros estados.

“O planejamento da SES-AM para receber pacientes de outros Estados é consolidado em um Mapa Diário de Leitos da “Operação Gratidão”, com a quantidade de leitos disponíveis na rede, o número de remoções em andamento dentro do Estado, o número de pacientes locais aguardando remoções já com vagas reservadas, o saldo remanescente e os leitos disponibilizados para pacientes de fora”, explica a nota.

Hoje, segundo a SES, taxa de ocupação de leitos clínicos é de 52,04% e de UTI é de 74,37%.

Ainda não passou

O Governo do Amazonas, há três dias, lançou um vídeo com o intuito de combater a promoção de festas clandestinas. De forma direta, o vídeo mostra que enquanto as pessoas burlam as regras do decreto estadual e se aglomeram em eventos espalhados pela cidade, há “aglomerações em hospitais e cemitérios” numa clara apresentação do que é causa e consequência dos atos que devem ser evitados durante a pandemia. Veja o vídeo:

Assim, mesmo com a flexibilização das atividades econômicas já anunciadas, o governador Wilson Lima vem destacando que o momento ainda requer atenção e cuidados referentes às medidas sanitárias determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021