Juntando essas novas doses com os 10,2% de idosos, dessa faixa etária, que vão começar a receber o imunizante na próxima semana, a capital vai conseguir imunizar 23 mil.
A capital vai conseguir imunizar cerca de 23 mil pessoas (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Manaus receberá 36 mil doses do novo lote de vacinas Coronavac, do Instituto Butantan, que chegou na madrugada desta quarta-feira (3), conforme tabela divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). o quantitativo será suficiente para imunizar 17.234 idosos da faixa etária que vai de 60 a 64 anos.
Juntando essas novas doses com os 10,2% reservados no lote anterior (6,7 mil) para esta mesma faixa etária, a capital vai conseguir imunizar aproximadamente 23 mil pessoas, ou seja, menos da metade deste grupo prioritário residente em Manaus, estimado em 67,6 mil pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo 2010 – IBGE).
Apesar de ter o quantitativo em mãos, a Prefeitura de Manaus ainda não definiu quais critérios serão adotados para definir os idosos que serão vacinados a partir da próxima semana.
Vale lembrar que o lote que chegou na madrugada desta quarta-feira (3) será dividido em dois, já que a Coronavac precisa ser aplicada em duas doses. Essas devem ser aplicadas num intervalo que varia de 14 a 28 dias.
As doses ainda não foram entregues à Prefeitura de Manaus, o que deve ocorrer na tarde desta quarta-feira, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Os 61 municípios do Amazonas receberão o total de 26,7 mil doses da vacina. Sendo que cinco desses receberão mais de mil doses, são eles: Coari (950), Itacoatiara (1520), Manacapuru (1320), Parintins (1710) e Presidente Figueiredo (2550).
Em Presidente Figueiredo, 925 doses serão destinadas exclusivamente para população indígena do município, conforme determinação do Ministério da Saúde, de que esse quantitativo deveria ser aplicado nesse grupo prioritário.
As doses também não conseguirão atingir a quantidade total de pessoas na faixa etária de 60 a 64 anos, no restante do estado que é de 45,4 mil pessoas. Já que apenas 13,3 mil pessoas receberão o imunizante, devido a doses serem aplicadas duas vezes, como já informado acima.
Texto: Milena Soares
Leia mais: