fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

O secretário estadual de saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, destacou em entrevista a um veículo de comunicação local, nesta terça-feira (10), o avanço da imunização contra a Covid-19 no Amazonas e convidou a população a procurar os postos de vacinação para garantir a primeira ou a segunda dose do imunizante. E destacou, para esta semana, o anúncio do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para a vacinação da população com menos de 12 a 17 anos na capital, iniciando na sexta para o grupo com comorbidade e a partir de sábado para os sem comorbidade.

“Infelizmente, tem muitas pessoas que não se vacinam. O problema desses bolsões de não vacinados é surgir alguma cepa que seja resistente às vacinas aplicadas e sair desse grupo e ir para quem se vacinou. Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirmou Dr. Anoar Samad.

O secretário enfatizou o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, na capital e em mais onze municípios do interior do Estado que já alcançaram 80% da meta de vacinação. A vacinação de adolescentes com comorbidade começa a partir da sexta-feira (13/08) e abre no sábado (14) também para os demais jovens sem comorbidade. Anoar Samad ressaltou também que o Estado concentra esforços para avançar na cobertura vacinal da segunda dose.

Pandemia

O secretário de saúde reforçou a manutenção dos leitos montados para atender pacientes em tratamento da Covid-19, que ficarão como legado da pandemia, e que a rede estadual segue alerta para conversão de leitos exclusivos para doença em uma eventual mudança do cenário epidemiológico no Estado.

“Temos o equilíbrio difícil de otimizar recursos com a manutenção de leitos clínicos e de UTI e o quadro de recursos humanos preparado, porque é de uma hora para outra que o cenário epidemiológico muda. Temos que avançar na vacinação. E coordenar as outras coisas que não pararam. Acelerar cirurgias, aumentar a quantidade de exames e consultas disponíveis”, disse o médico.

As ações de descentralização dos serviços assistenciais de média e alta complexidade à população do interior do Estado, com a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em municípios polos, foram destacadas pelo secretário e médico.

Cirurgias

Anoar Samad anunciou que está em tratativas para a ampliação de cirurgias eletivas por mês e da oferta de exames de imagem para ajudar a reduzir o tempo de espera na rede estadual de saúde.  As cirurgias não urgentes foram suspensas em razão do novo pico da Covid-19 no Estado e do direcionamento dos esforços no enfrentamento à Covid-19.

“Já assinamos 250 cirurgias ortopédicas por mês, 125 cirurgias urológicas por mês; e estamos em tratativas para aumentar os exames de ultrassom. Daqui para dezembro esse tempo de espera vai ser reduzido. É uma promessa e desejo meu e também do governador Wilson Lima. Vamos reduzir, ao máximo, esse tempo de espera e estamos trabalhando diuturnamente para isso”, ressaltou entre as ações de reorganização administrativa da sua gestão na pasta.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

Amazonas recebe mais 44.460 doses de vacinas contra a Covid-19

Para os profissionais de educação, a vacinação em 27 pontos será mantida até o dia 18 de agosto. Em relação ao público de 12 a 17 anos, a vacinação inicia na sexta (13).

10 de agosto de 2021