fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

MP quer explicações sobre vacinação acima da meta em Barreirinha

A reportagem do RealTime1 veiculada no início de março mostrou que, em Barreirinha havia vacinado 148% da meta no PNI, dados que segundo a FVS podem indicar irregularidades.

26 de março de 2021

Compartilhe

Além de Barrerinha, outros 15 municípios vacinaram acima da quantidade no PNI (Foto: divulgação)

A prefeitura de Barreirinha, há 300 quilômetros de Manaus, deverá dar explicações ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), sobre as doses de vacinas acima da meta estabelecida para os grupos prioritários, denunciadas pelos RealTime1 no início do mês.

Segunda a reportagem, com base nos dados no vacinômetro estadual, 16 municípios haviam vacinado mais de 100% dos profissionais de saúde cadastrados no Plano Nacional de Imunizações (PNI). Barreirinha justificou ao MPAM que houve a contratação de novos profissionais saúde durante a pandemia.

“Durante a pandemia da Covid-19, novas contratações foram necessárias e o quadro de profissionais da saúde, hoje, excede os 400. Portanto, não houve vacinação em excesso, pelo contrário, ainda tem profissional da saúde que não foi vacinado”, destacou o documento enviado pela Prefeitura de Barreirinha.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Cristiano Fernandes chegou a afirmar que haviam indícios de irregularidades no processo adotado nessas localidades, pois as novas contratações deveriam ter sido contabilizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), e por isso solicitariam a lista nominal dos funcionários imunizados.

MPAM pediu documentos

O Promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins, expediu ofício à prefeitura de Barreirinha requisitando a apresentação de cópias das documentações necessárias para comprovar a veracidade das informações sobre a vacinação acima da média.

O Promotor exigiu que a administração municipal encaminhe a lista de profissionais de saúde aptos a receber as doses da vacina com as devidas especificações: nome, função, local de trabalho, forma de ingresso no serviço público e se foi efetivamente vacinado, além de registros equivalentes.

Com informação assessoria MPAM

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

AstraZeneca: novo lote completa esquema vacinal de idosos acima de 75 anos

A nova remessa de 152.250 doses do imunizante completa o cronograma vacinal dos idosos que receberam a primeira dose entre final de janeiro e início de fevereiro.

21 de abril de 2021

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021