fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

MP-AM descobre “fura fila” da vacinação contra a covid-19 em boca do Acre e Pauini

Processo “fura fila” estava acontecendo desde o dia 08 de abril no município de Boca do Acre, e desde 10 de abril em Pauini. MP solicitou a suspensão da vacinação.

17 de abril de 2021

Compartilhe

Promotora de Justiça Miriam Figueiredo pediu interrupção imediata da vacinação (Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (15), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Boca do Acre e Pauini, solicitou a suspenção da vacinação contra a Covid-19, em pessoas com idade abaixo de 60 anos, sem comorbidade.

O processo “fura fila” estava acontecendo desde o dia 08 de abril no município de Boca do Acre, e desde 10 de abril no município de Pauini.

Em reunião com a Coordenadora do Plano Nacional de Imunizações (PNI) em Boca do Acre e a Coordenadora do PNI em Pauini, a Promotora de Justiça, Miriam Figueiredo da Silveira, solicitou a interrupção imediata da vacinação de pessoas entre 55 e 59 anos sem comorbidade, permitidas as com comorbidade dentro dessa faixa etária.

As pessoas que já receberam a D1 (1ª dose) receberão a dose (D2), para que não haja perda da imunização. Orientados, os Municípios farão pedido A FVS e CIB-AM para vacinação das pessoas com comorbidade a partir de 18 anos, conforme grupo previsto no PNI. Tal grupo deverá aguardar novos comunicados, pois dependerá de autorização.

“Vamos lutar pelo direito dos cidadãos amazonenses, entendendo que o processo de vacinação deve correr em ordem e diligência, observando os grupos prioritários, bem como a insuficiência de vacinas”, declara a Promotora.

PNI

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 18 de setembro de 1973, é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a mortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.

Vacinômetro em Boca do Acre e Pauini

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, no município de Boca do Acre foram aplicadas 3.260 da primeira dose, sendo 40,7% da população. A execução da segunda dose está em 14,7% , correspondente a 1.180 cidadãos.

A região de Pauini foi aplicada 1.836 da primeira dose, um total de 37,4% da população. A execução da segunda dose está em 13%, correspondente a 640 cidadãos.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021