fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Ministério da Saúde foi omisso onze vezes sobre falta de oxigênio no AM

De acordo com a reportagem divulgada hoje (10) na Folha de S.Paulo, os indícios estão em falas controversas e documentos assinados pela cúpula do MS.

10 de março de 2021

Compartilhe

Eduardo Pazuello assinou relatório onde reconhece falta de oxigênio em Manaus (Foto: Divulgação)

Onze indicativos apontam possíveis omissões do Ministério da Saúde (MS) em relação à falta de oxigênio em Manaus e podem ser provas desfavoráveis ao ministro Eduardo Pazuello nas investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tragédia ocorrida na capital amazonense em janeiro.

De acordo com a reportagem divulgada nesta quarta-feira (10) pelo jornal Folha de São Paulo, os indícios estão em documentos assinados pela cúpula do MS e também pelo próprio ministro. O último divulgado foi o e-mail enviado pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios Medicinais da White Martins, Lourival Nunes, no dia 11 de janeiro, a dois coronéis do MS.

Na mensagem eletrônica foi requerido “apoio logístico imediato” que só chegou, em parte, no dia 15, um dia após o estopim da falta do produto.

Antes disso, no dia 7 do mesmo mês, a empresa havia encaminhado outro aviso no mesmo canal de comunicação, agora direcionado a Pazuello. Ele inicialmente havia confirmado a leitura do e-mail no dia 8, mas mudou a sua versão da história afirmando que a notícia teria chegado ao seu conhecimento apenas no dia 17 de janeiro.

Relatórios do Ministério sobre oxigênio

Um relatório de ações, assinado pelo próprio ministro, detectou “gravíssima situação dos estoques de oxigênio hospitalar em Manaus”. Esse levantamento dava uma base às atividades realizadas pelo Ministério no período de 6 a 16 de janeiro. No dia 10, dentre as demandas da secretaria-executiva do MS, os suprimentos de oxigênio estavam como “prioridade zero”, indicando nível de máxima urgência.

Ainda no âmbito dos relatórios, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou aumento exponencial do consumo de oxigênio na cidade entre os dias 8 e 13 de janeiro, até o colapso no dia 14. O plano de contingência para a crise no estado registrou um “estrangulamento” no fornecimento de oxigênio hospitalar.

Comunicado pessoalmente

O ministro também foi comunicado pessoalmente durante uma visita às instalações da White Martins, em Manaus, que era parte da programação da comitiva do MS na cidade. No mesmo intervalo de tempo, no dia 11, Pazuello e seus assessores diretos estiveram em reunião com os representantes da White Martins. Em seguida, o comunicado foi formalizado com o e-mail encaminhado no mesmo dia.

A empresa confirmou a comunicação periódica com o comitê de crise do Governo Federal, em um documento direcionado ao Ministério Público Federal (MPF). O secretário de Saúde do Amazonas, Marcelus Câmpelo, também ligou para Pazuello pedindo apoio federal para o transporte do insumo.

Órgãos independentes também constataram o uso inadequado de oxigênio e o aumento fora do normal nas unidade saúde do Amazonas.

Leia mais sobre a Pandemia

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021

Uso emergencial de coquetel de anticorpos contra Covid é autorizado pela Anvisa

O coquetel não é vendido em farmácias e seu uso é restrito aos hospitais. Em março, a agência aprovou o registro do antiviral experimental Remdesivir.

20 de abril de 2021