As estratégias para vacinação em massa da população no fim de semana foram alinhadas pelo estado e município. Três postos ficarão abertos por 32 horas ininterruptas.
No sábado será a vez da população de 45 a 51 anos e no domingo, dos 40 a 44 anos (Foto: Divulgação)
Equipes técnicas do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus definiram, nesta quinta-feira (10), em reunião na sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), zona Norte da cidade, as estratégias para as ações do ‘Vacina Amazonas’ que, durante o fim de semana, pretende estabelecer uma vacinação em massa da população maior de 40 anos contra a Covid-19.
A ação contará com 64 locais de vacinação distribuídos pela capital, incluindo 56 salas de imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das 9h às 17h. Desses espaços, três funcionarão por 32 horas, ininterruptamente, das 9h de sábado às 17h de domingo, para assegurar o cumprimento da meta de vacinação.
A iniciativa, anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC) na quarta-feira (09), iniciará na capital e deve ser estendida para os municípios do interior. Na capital, planeja-se imunizar aproximadamente 214 mil pessoas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Temos uma coordenação que, de forma inteligente, adota estratégias bem-sucedidas, tanto que já temos mais de 750 mil doses aplicadas, com mais de 300 mil pessoas com o esquema vacinal completo. Eu sempre disse que chegando mais doses, mais pessoas nós imunizaríamos. E é o que vamos fazer”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
“O planejamento que o estado do Amazonas fez nos dá condições para que a gente possa avançar nos grupos de vacinação, incluindo aí a população a partir de 40 anos, porque a vacina é a arma mais poderosa que nós temos contra a Covid-19”, disse o governador Wilson Lima, ao destacar que o governo do Estado está dando total apoio para esta grande ação, incluindo pessoal para aplicar as vacinas e estruturas para ampliar locais de vacinação.
Conforme o planejamento estadual e municipal, no sábado (12) será vacinada a população de 45 a 51 anos e no domingo (13), a faixa etária de 40 a 44 anos.
Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus.
Para agilizar o processo a população deve realizar o cadastro no site Imuniza Manaus e informar seus dados na área “Cadastro do Cidadão”.
Com informações das assessorias
Leia Mais: