fbpx

quinta, 06 de maio de 2021

Manaus avança na aplicação da 2ª dose e chega a 53,2% de imunizados

O índice refere-se à populaçãodos grupos prioritários na lista do Plano Nacional de Imunização (PNI). Data segue indefinida para retorno da primeira dosagem da vacina.

3 de maio de 2021

Compartilhe

A D1 está suspensa desde o dia 27 de abril em Manaus (Foto: Divulgação)

Desde a noite do dia 27 de abril, com a vacinação suspensa para aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Manaus (Semsa) tem avançado nos números que são referentes às pessoas que estão recebendo a segunda dose da vacinação.

Até a data de hoje (3), 476.830 doses foram aplicadas na capital amazonense. Desse total, 161.183 doses foram usadas para completar o esquema vacinal daqueles que receberam a primeira dose anteriormente, o que corresponde a 53,2% de pessoas imunizadas até o momento.

Os dados acima são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e estão relacionados aos grupos prioritários que, inclusos no Plano Nacional de Imunização (PNI), estão aptos a receberem os imunizantes.

Sem ter vacinas para retirada no depósito da Semsa até esta data, Manaus já recebeu 623.687 doses. Com o quantitativo já aplicado entre as pessoas que integram um dos grupos prioritários, a capital dispõe ainda de pouco mais de 146 mil doses.

Dados do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Semsa, projetam que 26 mil pessoas sejam vacinadas no decorrer desta semana com a segunda dose da vacina. Caso a projeção se confirme, o quantitativo de vacinas que o município dispõe deve durar ainda cerca de seis semanas para a campanha de imunização.

Suspensão da primeira dose

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, anunciou oficialmente, em coletiva, a suspensão da aplicação da primeira dose do imunizante na população prioritária no dia 28 de abril. Ela alegou que há um atraso na produção das vacinas por conta da falta de insumos para sua fabricação.

“Temos aqui todas as D2 resguardadas para quem tomou a primeira dose até que o sistema se restabeleça. Por precaução, para garantir que o esquema vacinal seja completo, resolvemos suspender por esse prazo”, disse a secretária, anunciando que, inicialmente, a suspensão será por 10 dias, mas que a retomada da operacionalização pode ser antecipada com a chegada de novas doses.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Rio de Janeiro identifica nova variante em circulação no estado

A cepa, que recebeu o nome P.1.2 foi encontrada principalmente na região Norte, mas também foi identificada em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

6 de maio de 2021

‘Capitã Cloroquina’ confirma plano de difundir medicamento em Manaus

Mayra Pinheiro é servidora do Ministério da Saúde e atuou como auxiliar de Pazuello - e agora de Queiroga. Afirmação foi dada ao Ministério Público Federal.

6 de maio de 2021

Plano Nacional de Imunização recebe hoje mais um milhão de doses da CoronaVac

Instituto Butantan informou que está negociando com a Sinovac o envio de mais um carregamento com três mil litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

6 de maio de 2021

Mais 628 mil vacinas da Pfizer chegaram ao Brasil nesta quarta-feira

Segundo a Pfizer, o lote que chegou a noite ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, tem 628,2 mil doses e faz parte de acordo firmado em março com o governo brasileiro.

6 de maio de 2021

Em 10 dias, Semsa quer imunizar 1,1 mil pessoas na calha do rio Negro

Nos dias de viagem, a UBS fluvial vai atender a oito comunidades. Além da vacina contra a Covid, os servidores também estão levando os imunizantes contra a Influenza.

5 de maio de 2021

Opas alerta sobre manutenção de medidas preventivas mesmo após vacinação

Diretora da Opas diz que vacina é fundamental no combate à pandemia, mas que países da América Latina ainda não receberam doses suficientes para imunização abrangente.

5 de maio de 2021

Mesmo sem novas doses, Prefeitura abre cadastro para educadores e PcDs

Por meio do site Imuniza Manaus, a Prefeitura de Manaus já está cadastrando estes grupos, mas ainda não há previsão para que Semsa retome aplicação da D1.

5 de maio de 2021

Covid-19: pesquisa testará presença de anticorpos em 211 mil pessoas

As amostras sorológicas serão processadas por unidades de apoio diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Fortaleza e no Rio de Janeiro.

5 de maio de 2021