Shoppings, academias, supermercados, lan houses e lojas, em geral, ganharam horas a mais para o funcionamento no decreto que passará a valer na segunda-feira (19).
Anúncio foi feito pelo governador no final desta manhã (Foto: Reprodução)
No final da manhã desta sexta-feira (16), o governador Wilson Lima anunciou novos ajustes que serão apresentados no decreto que restringe a circulação de pessoas em todo o Amazonas. O decreto estadual deve ser publicado nos próximos dias, passando a valer já na segunda-feira (19), com validade de 15 dias.
Dentre as medidas anunciadas, a maioria beneficia lojistas, principalmente os que atuam nos shoppings centers de Manaus.
A partir de segunda-feira, as lojas dos shoppings passam a funcionar em seu horário normal, de 10h às 22h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, a autorização para o funcionamento é de 11h às 17h.
Ao anunciar esta mudança, o governador alertou que a capacidade do estacionamento destes estabelecimentos comerciais deve atingir até 70% da capacidade total e, dentro das lojas, a lotação é de 50%.
“São medidas importantes para o comércio e diversos segmentos econômicos. Mas não significa que estamos livres da pandemia e que podemos relaxar. É preciso que continuemos trabalhando para evitar o contágio. Não podemos colocar tudo a perder”, salientou o governador ao anunciar as flexibilizações.
A circulação de pessoas segue proibida durante o período anunciado pelo governador no último dia 31 de março: a restrição permanece para o horário compreendido entre 00h e 6h.
Os supermercados vão poder funcionar de 6h às 22h e as lojas, em geral, de 8h às 19h.
Os postos de combustíveis também tiveram flexibilização no horário de funcionamento e passarão a atender os clientes de 6h às 22h.
As lan houses também vão poder ampliar o atendimento. A partir de segunda-feira, podem funcionar para utilização de serviços, excetos jogos, de 8h às 17h, com 50% de ocupação.
Para quem frequenta academia, seguem autorizadas apenas as práticas de aulas individuais, mas os frequentadores irão ganhar uma hora a mais para a prática das atividades. Estes espaços podem funcionar de segunda a sábado, de 6h às 21h, também com ocupação de 50%.
O governador liberou a prática de esporte coletivo ao ar livre desde que seja sem público, assim como estará liberada a atividade do kart profissional.
A liberação também foi dada para a visitação de atrativos naturais, desde que haja autorização dos gestores das unidades de conservação. Porém, o decreto seguirá proibindo que turistas visitem e tenham contato com as comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: