fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Lojistas são os mais beneficiados com novo decreto anunciado por Wilson Lima

Shoppings, academias, supermercados, lan houses e lojas, em geral, ganharam horas a mais para o funcionamento no decreto que passará a valer na segunda-feira (19).

16 de abril de 2021

Compartilhe

Anúncio foi feito pelo governador no final desta manhã (Foto: Reprodução)

No final da manhã desta sexta-feira (16), o governador Wilson Lima anunciou novos ajustes que serão apresentados no decreto que restringe a circulação de pessoas em todo o Amazonas. O decreto estadual deve ser publicado nos próximos dias, passando a valer já na segunda-feira (19), com validade de 15 dias.

Dentre as medidas anunciadas, a maioria beneficia lojistas, principalmente os que atuam nos shoppings centers de Manaus.

A partir de segunda-feira, as lojas dos shoppings passam a funcionar em seu horário normal, de 10h às 22h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, a autorização para o funcionamento é de 11h às 17h.

Ao anunciar esta mudança, o governador alertou que a capacidade do estacionamento destes estabelecimentos comerciais deve atingir até 70% da capacidade total e, dentro das lojas, a lotação é de 50%.

“São medidas importantes para o comércio e diversos segmentos econômicos. Mas não significa que estamos livres da pandemia e que podemos relaxar. É preciso que continuemos trabalhando para evitar o contágio. Não podemos colocar tudo a perder”, salientou o governador ao anunciar as flexibilizações.

A circulação de pessoas segue proibida durante o período anunciado pelo governador no último dia 31 de março: a restrição permanece para o horário compreendido entre 00h e 6h.

Decreto dá outras ampliações

Os supermercados vão poder funcionar de 6h às 22h e as lojas, em geral, de 8h às 19h.

Os postos de combustíveis também tiveram flexibilização no horário de funcionamento e passarão a atender os clientes de 6h às 22h.

As lan houses também vão poder ampliar o atendimento. A partir de segunda-feira, podem funcionar para utilização de serviços, excetos jogos, de 8h às 17h, com 50% de ocupação.

Para quem frequenta academia, seguem autorizadas apenas as práticas de aulas individuais, mas os frequentadores irão ganhar uma hora a mais para a prática das atividades. Estes espaços podem funcionar de segunda a sábado, de 6h às 21h, também com ocupação de 50%.

Esporte e turismo

O governador liberou a prática de esporte coletivo ao ar livre desde que seja sem público, assim como estará liberada a atividade do kart profissional.

A liberação também foi dada para a visitação de atrativos naturais, desde que haja autorização dos gestores das unidades de conservação. Porém, o decreto seguirá proibindo que turistas visitem e tenham contato com as comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021