fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Lojistas são os mais beneficiados com novo decreto anunciado por Wilson Lima

Shoppings, academias, supermercados, lan houses e lojas, em geral, ganharam horas a mais para o funcionamento no decreto que passará a valer na segunda-feira (19).

16 de abril de 2021

Compartilhe

Anúncio foi feito pelo governador no final desta manhã (Foto: Reprodução)

No final da manhã desta sexta-feira (16), o governador Wilson Lima anunciou novos ajustes que serão apresentados no decreto que restringe a circulação de pessoas em todo o Amazonas. O decreto estadual deve ser publicado nos próximos dias, passando a valer já na segunda-feira (19), com validade de 15 dias.

Dentre as medidas anunciadas, a maioria beneficia lojistas, principalmente os que atuam nos shoppings centers de Manaus.

A partir de segunda-feira, as lojas dos shoppings passam a funcionar em seu horário normal, de 10h às 22h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, a autorização para o funcionamento é de 11h às 17h.

Ao anunciar esta mudança, o governador alertou que a capacidade do estacionamento destes estabelecimentos comerciais deve atingir até 70% da capacidade total e, dentro das lojas, a lotação é de 50%.

“São medidas importantes para o comércio e diversos segmentos econômicos. Mas não significa que estamos livres da pandemia e que podemos relaxar. É preciso que continuemos trabalhando para evitar o contágio. Não podemos colocar tudo a perder”, salientou o governador ao anunciar as flexibilizações.

A circulação de pessoas segue proibida durante o período anunciado pelo governador no último dia 31 de março: a restrição permanece para o horário compreendido entre 00h e 6h.

Decreto dá outras ampliações

Os supermercados vão poder funcionar de 6h às 22h e as lojas, em geral, de 8h às 19h.

Os postos de combustíveis também tiveram flexibilização no horário de funcionamento e passarão a atender os clientes de 6h às 22h.

As lan houses também vão poder ampliar o atendimento. A partir de segunda-feira, podem funcionar para utilização de serviços, excetos jogos, de 8h às 17h, com 50% de ocupação.

Para quem frequenta academia, seguem autorizadas apenas as práticas de aulas individuais, mas os frequentadores irão ganhar uma hora a mais para a prática das atividades. Estes espaços podem funcionar de segunda a sábado, de 6h às 21h, também com ocupação de 50%.

Esporte e turismo

O governador liberou a prática de esporte coletivo ao ar livre desde que seja sem público, assim como estará liberada a atividade do kart profissional.

A liberação também foi dada para a visitação de atrativos naturais, desde que haja autorização dos gestores das unidades de conservação. Porém, o decreto seguirá proibindo que turistas visitem e tenham contato com as comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021