fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Indicadores do 1º trimestre vão direcionar medidas contra Covid na 3ª onda

Audiência foi convocada pela Comissão de Saúde da Aleam que, dentre as ações de combate, quer que Governo e Prefeitura trabalhem medidas que reduzam impactos da 3ª onda.

7 de abril de 2021

Compartilhe

O debate aconteceu de forma virtual (Foto: Reprodução)

Os números de casos confirmados, hospitalizações e óbitos em decorrência da Covid-19, registrados nos meses de janeiro, fevereiro e março, têm servido de norte para que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) elabore o plano de reorganização da rede estadual de saúde.

A informação foi dada pela secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Oliveira Maksoud, ao participar de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (7).

Nayara explicou que a SES faz uma redefinição do Plano de Contingência prevendo o advento de uma terceira onda da pandemia do coronavírus no estado. Segundo ela, a reorganização vai passar por 10 eixos necessários para o combate à Covid, como medidas de enfrentamento prioritárias e organização do plano de assistência hospitalar.

Para isso, eles avaliaram os seguintes itens:

>>Nº de casos confirmados: 62.538 (janeiro), 48.694 (fevereiro) e 34.123 (março);

>>Nº de hospitalizações: 7.698 (janeiro), 4.120 (fevereiro) e 1.273 (março);

>>Nº de óbitos: 3.264 (janeiro), 2.105 (fevereiro) e 682 (março).

Para Nayara, os três fatores mostram “cenários importantes para traçar e planejar leitos e outras ações da rede porque são importantes indicadores para avaliação de risco” no que tange o esgotamento de leitos de UTI no sistema de saúde.

O Plano de Contingência que prevê um cenário de projeção de leitos será elaborado em cinco fases e, segundo Nayara, considerou cinco pontos: a calculadora epidêmica, o monitoramento da taxa de ocupação dos leitos, a matriz de indicadores e a análise preliminar de risco.

Ao final da explanação, o titular da SES-AM, Marcellus Campelo, ressaltou que é a primeira vez que o novo plano é mostrado publicamente, destacando que por não estar concluído, está aberto a sugestões dos que participam diretamente da audiência pública.

Participaram ainda deste encontro o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes; o subsecretário de gestão administrativa e planejamento da Semsa, Djalma Pinheiro; a promotora Silvana Nobre, professores, membros da Defensoria, além dos deputados Serafim Corrêa (PSB), Delegado Péricles (PSL), Ricardo Nicolau (PSD), Wilker Barreto (Pode) e Mayara Pinheiro (PP), que preside a Comissão de Saúde da Casa Legislativa.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Guia apresenta iniciativas para suavizar efeitos da pandemia nas populações marginalizadas

Lançamento foi realizado na data em que é comemorado o Dia do Índio, e alerta que a pandemia chegou aos índios em um momento "de fragilização da política de saúde indígena".

19 de abril de 2021

Com reforço do Governo, municípios do Amazonas avançam na vacinação

De acordo com o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, equipes técnicas estão analisando as dificuldades enfrentadas de cada município para alcançar a meta de vacinação.

19 de abril de 2021

A pandemia não acabou: amazonenses precisam seguir medidas de prevenção

Usar máscaras faciais, limpar objetos de uso coletivo com álcool em gel e evitar aglomerações são as principais medidas que podem coibir o avanço da Covid-19 em todo o mundo.

19 de abril de 2021

Das Américas, é no Brasil onde há mais mortes por Covid a cada milhão de habitantes

País passou EUA, México e Peru em abril e agora é também o 13º com mais óbitos proporcionais à população no mundo. Em termos absolutos, é o 2º com mais vítimas do planeta.

19 de abril de 2021

Brasil alavanca curva e mundo registra recorde de contágio pelo coronavírus

O mundo teve 5,3 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid em uma semana. O aumento é puxado pela Índia, mas Brasil também puxa curva para cima com novos contágios.

19 de abril de 2021

Conselho Federal de Medicina reprova tratamento precoce contra Covid-19

O posicionamento do órgão foi feito durante uma audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, realizada no Senado Federal na manhã desta segunda-feira (19).

19 de abril de 2021

Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.

19 de abril de 2021

Confira como funcionará a vacinação na semana de 19 a 23 de abril

A partir de segunda-feira, pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e idosos que já receberam a primeira dose das vacinas deverão comparecer aos postos de vacinação.

18 de abril de 2021