fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Grávidas com idade entre 30 e 39 anos são as que mais morrem no AM

Dados da FVS-AM indicam que a Covid-19 atingiu 2.004 grávidas e 190 mulheres puéperas. Destes números, 36 gestantes e 25 parturientes vieram a óbito.

15 de março de 2021

Compartilhe

Mortes atingiram 18 municípios do Amazonas (Foto: Sandro Pereira)

Segundo dados do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo menos 414 grávidas e puérperas morreram de Covid-19 no Brasil nesta pandemia, deixando o País como o que mais mata mulheres nesta fase da vida.

O Amazonas representa 15% deste número. Em todo o estado, 61 gestantes e puérperas perderam a vida para o coronavírus.

“Essa liderança brasileira é resultado do somatório das características da população obstétrica brasileira, com grande número de mulheres obesas, hipertensas e diabéticas, bem como as deficiências organizacionais no sistema de saúde, o que leva uma demora na obtenção de um leito de UTI, por exemplo, para estas mulheres” explicou o pesquisador da Fiocruz Marcos Nakamura.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), atualizados no último dia 9 de março, a Covid atingiu 2.004 grávidas e 190 mulheres puéperas. Destes números, 36 gestantes e 25 parturientes vieram a óbito.

As mortes atingem, na maioria dos casos, as mulheres com idade entre 30 e 39 anos. Nas gestantes, os óbitos chegam a 55,6% para essa faixa etária e 60%, no caso das que acabaram de parir.

No dia 22 de fevereiro, houve o maior registro de óbitos para Covid-19 em gestantes: seis mulheres morreram após contrair o vírus.

Sinais e sintomas

Os dados registrados no Amazonas têm uma equiparidade em relação às comorbidades que resultaram no óbito de mulheres grávidas ou puérperas. Asma, obesidade, diabetes e/ou doença cardíaca crônica encabeçam a lista.

A ciência ainda pesquisa como o coranvírus se comporta nas gestantes, mesmo a maioria apresentando quadros considerados leves.

“Mas há algumas características, alguns fatores de risco na gestante que favorecem que tenham alguma complicações ligadas à Covid-19”, completa a infectologista Rosana Richtmann, exemplificando os casos de pré-eclâmpsia.

Alcance

A capital amazonense é o local onde foram registrados a maioria dos óbitos em gestantes e parturientes.

Além de Manaus, Autazes, Benjamin Constant, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Nhamundá, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tonatins e Uarini também registraram mortes por Covid-19 nestas mulheres.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021