fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Governo e Fiocruz criam teste que identifica três variantes do coronavírus

A tecnologia será repassada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), responsável por disponibilizar o teste para outros países do continente americano.

2 de março de 2021

Compartilhe

A tecnologia será repassada à Organização Pan-Americana da Saúde (Foto: Divulgação)

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), o Governo do Amazonas desenvolveu um exame de detecção para Covid-19 que pode identificar três tipos de variantes do coronavírus, entre elas a variante P1.

A tecnologia será repassada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), responsável por disponibilizar o teste para outros países do continente americano.

O teste segue o mesmo protocolo do RT-PCR, porém com a especificidade de detectar outros tipos de variantes. De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes, o kit consegue diagnosticar não apenas a variante P1, identificada primeiramente no Amazonas, mas também as mutações encontradas no Reino Unido e África do Sul.

“Isso dá um salto de qualidade na questão do diagnóstico. Essa tecnologia já foi repassada para a Organização Pan-Americana de Saúde, uma parceria importante que tem nos apoiado desde o início. A ideia é que a Opas produza esses PCRs, esses kits, e disponibilize para os países da América Latina e da América do Sul. Isso já é fruto de um trabalho, resultado da pesquisa que tem sido desenvolvida aqui no estado do Amazonas”, destacou Cristiano.

A tecnologia será integrada ao trabalho de pesquisadores de instituições locais e nacionais, que, desde a identificação da nova variante no Amazonas, buscam encontrar respostas quanto ao grau de transmissibilidade e letalidade da nova cepa.

A coordenadora da unidade de emergência Opas Brasil, Maria Almiron, reforçou a importância do teste. “A tecnologia é do Amazonas, da Fiocruz Amazonas. Ela já foi validada aqui no Amazonas e entregue, digamos, o protocolo para a Opas disseminar essa informação aos países. Temos prevista ainda para essa semana fazer essa divulgação e, para aqueles países que queiram utilizá-la, apoiando com a entrega de reagentes específicos”.

Comitê científico

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta terça-feira (02), a formalização do Comitê de Assessoramento Científico Externo, formado por pesquisadores de instituições locais, de outros estados e da Opas. O grupo de estudiosos independentes, que já auxiliavam o Estado no enfrentamento da pandemia, vai realizar estudos sobre a transmissibilidade e letalidade da variante P1, predominante entre as cepas do novo coronavírus circulantes no Amazonas, e os impactos da vacinação contra a Covid-19.

Além da tecnologia capaz de identificar variantes, o comitê realiza um estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a Covid-19 a partir de dados coletados de profissionais de saúde e idosos vacinados em Manaus. Os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

AstraZeneca: novo lote completa esquema vacinal de idosos acima de 75 anos

A nova remessa de 152.250 doses do imunizante completa o cronograma vacinal dos idosos que receberam a primeira dose entre final de janeiro e início de fevereiro.

21 de abril de 2021

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021