fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Governadores querem priorizar vacinação de profissionais da educação

Pedido para priorizar profissionais da segurança pública e da educação foi feito ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira.

31 de março de 2021

Compartilhe

Wilson Lima quer profissionais da educação e segurança como prioridade (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima e os governadores dos outros nove estados que compõem a Amazônia Legal solicitaram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira (30), que inclua os profissionais da ativa da segurança pública e da educação nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI), contra a Covid-19.

No último domingo (28), o Governo do Amazonas, com autorização da Justiça Federal, deu início à imunização de cinco mil profissionais da segurança pública, que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, sem comprometer a programação do PNI, utilizando a reserva técnica de 5% e saldo remanescente de grupos já vacinados.

Além disso, durante reunião virtual entre os governadores de todas as unidades da federação e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, no último dia 26 de março, Wilson Lima defendeu prioridade na vacinação, também, dos profissionais da educação.

Profissionais de segurança pública

Segundo ofício enviado nesta terça-feira (30), pelo Consórcio da Amazônia Legal ao Ministério da Saúde (MS), os governadores da região argumentam que os profissionais do sistema de segurança pública devem ser vacinados com prioridade, porque vêm trabalhando, diuturnamente, na linha de frente do combate à Covid-19 e na garantia da segurança da população.

Do mesmo modo, o consórcio destaca no documento que os estados precisam, com prioridade, retomar as atividades educacionais presenciais, o que requer também celeridade na vacinação dos profissionais da área.

O Consórcio da Amazônia Legal solicita ao ministro, ainda, que o pedido seja apreciado na Comissão Intergestores Tripartite para que seja estabelecida regra nacional e excepcional, permitindo que os profissionais da ativa da segurança e educação sejam incluídos na prioridade das prioridades, estabelecendo critérios de acordo com a disponibilidade de vacinas e regras do PNI.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021