fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

Compartilhe

IFA leva 45 dias para ser produzido (Foto: Reprodução)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra Covid-19 de Oxford/Astrazeneca entre o final de maio e início de junho.

A afirmação foi dada pelo diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, em uma entrevista à BandNews. A unidade, vinculada à Fiocruz é responsável pela produção das vacinas.

Na entrevista, Zuma afirmou que a instituição está em fase final de fechamento do contrato e deve receber os bancos de células da AstraZeneca ainda este mês.

Expectativa

Zuma explicou que a produção do IFA leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

A instituição espera, em outubro, entregar ao Ministério da Saúde cerca de 15 milhões de doses do imunizante produzidas no Brasil. Esta é a quantidade que a Fiocruz espera produzir por mês após a primeira remessa.

Inspeção satisfatória

Na última sexta-feira (30), de forma satisfatória, a inspeção regulatória realizada na Fiocruz foi finalizada. Ação era necessária para obtenção das condições técnico-operacionais da planta industrial onde ocorrerá a produção do IFA nacional da vacina Covid-19.

O parecer favorável obtido ao final da inspeção demonstra que a instituição está apta a realizar a produção do insumo, representando um importante passo para o alcance da autossuficiência nacional.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Auxílio estadual para profissionais do turismo vai ser pago em junho

A previsão da Amazonastur é que neste mês saia a primeira parcela de R$ 600 que contemplará, aproximadamente, 13 mil pessoas que trabalham no setor turístico no Estado.

14 de junho de 2021

Não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021