fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

EUA anunciam doação imediata de seis milhões de vacinas para Brasil

Cerca de 19 milhões das doses serão alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual o Brasil e outros países da América Latina integram.

3 de junho de 2021

Compartilhe

Brasil deverá receber imunizantes do governo norte-americano até o final de junho (Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos detalhou nesta quinta-feira (3) seu plano para a doação de 25 milhões de vacinas anti-Covid, a primeira parte de um lote de 80 milhões de injeções que será exportado até o fim de junho. Ao menos 19 milhões das doses serão alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seis milhões delas serão doadas para países da América Latina, entre os quais o Brasil.

O Brasil, contudo, ficou de fora do rol de nações que receberão doações diretas de Washington neste primeiro momento. As 6 milhões de vacinas que não serão entregues ao Covax serão distribuídas de acordo com “prioridades regionais” e parcerias. Os recipientes incluem o México, o Canadá, a Coreia do Sul e os territórios palestinos ocupados da Cisjordânia e de Gaza, onde o grupo Hamas travou uma guerra com Israel no início do mês.

De acordo com o governo norte-americano, os critérios para a distribuição das vacinas são baseados em “estatísticas sanitárias” e informações científicas, sem levar em conta afinidades políticas ou tentativas de “assegurar favores de outros países”. Washington disse ainda que priorizará países com planos de vacinação prontos que precisem de doses para imunizar trabalhadores na linha de frente e grupos de risco.

As doações vêm em meio à pressão crescente sobre o governo norte-americano, que impôs medidas protecionistas que de fato bloquearam a exportação de doses anti-Covid, em uma tentativa de priorizar a vacinação doméstica. As regras, criadas ainda durante o mandato de Donald Trump, foram mantidas por seu sucessor, Joe Biden.

Enquanto os EUA já imunizaram cerca de 51% da população norte-americana com ao menos uma dose e começam a vacinar adolescentes, menos de 1% das doses aplicadas até o momento foram para países pobres. Há semanas, muitos estados vêm rejeitando as doses alocadas por Washington, já que o número de braços dispostos a tomá-las é inferior à oferta.

Até o momento, os EUA só haviam exportado 4 milhões de doses, em um “empréstimo” feito em março ao Canadá e ao México. Mesmo assim, foram doses da Universidade de Oxford-AstraZeneca, que sequer receberam o aval para uso em território americano. O país vinha ficando para trás na diplomacia da vacina: a China, por exemplo, já exportou 300 milhões de doses, em sua maior parte para países em desenvolvimento.

Fonte: O Globo

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021