fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021

Compartilhe

Esse é tipo de proteção mais usada pela população (Foto: Divulgação/Governo SC)

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) constatou que as máscaras de algodão, as mais comumente usadas pela população na prevenção da Covid-19, têm eficiência de 20% a 60%. A pesquisa foi publicada na revista Aerosol Science & Technology.

O estudo mediu a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais, de diferentes  tecidos, máscaras cirúrgicas e as PFF2 – sigla para peça facial filtrante com eficiência de, pelo menos, 94% segundo classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para realizar o teste, os pesquisadores produziram partículas de aerossol de tamanhos variados e observaram a concentração delas no ar antes e depois da filtragem pela máscara. 

Segundo os resultados, as máscaras PFF2 apresentaram a maior eficiência para todos os tamanhos de partículas, em torno de 98%, e foram consideradas como referência para avaliação de desempenho. As máscaras cirúrgicas também tiveram ótima eficiência, de 89%.

As máscaras de TNT (tecido não tecido) mostraram uma eficiência média de 78%, sendo considerado o melhor material para a fabricação de máscaras caseiras. Mas o material mais comumente usado nas máscaras caseiras é o algodão, que apresentou uma eficiência de filtração muito variável, entre 20% e 60%, e média de 40%, não se mostrando uma boa opção para a confecção de máscaras. 

De acordo com os pesquisadores, a pesquisa mostra que grande parte da população pode estar utilizando máscaras que não oferecem proteção significativa contra a Covid-19. Segundo o estudo, o mais indicado é sempre utilizar máscara, mas preferencialmente que sejam as produzidas industrialmente com padrão PFF2, ou mesmo máscaras caseiras de TNT, desde que muito bem ajustadas ao rosto. 

Os pesquisadores ressalvam, no entanto, que qualquer tipo de máscara reduz a dispersão de gotículas e aerossóis emitidos por pessoas com Covid-19, sintomáticas ou assintomáticas, e diminuem a disseminação do vírus.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Auxílio estadual para profissionais do turismo vai ser pago em junho

A previsão da Amazonastur é que neste mês saia a primeira parcela de R$ 600 que contemplará, aproximadamente, 13 mil pessoas que trabalham no setor turístico no Estado.

14 de junho de 2021

Não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021