fbpx

sexta, 07 de maio de 2021

Em quase três meses, AM imunizou menos de 5% de idosos com mais de 80

Em Manaus, a procura pela segunda dose foi feita por apenas 24 pessoas das 19.376 que receberam a primeira dose do imunizante; médico alerta para perigo da proteção coletiva.

9 de abril de 2021

Compartilhe

Pesquisadores apontam que o ideal é cada grupo imunizar pelo menos 90% de pessoas (Foto: Divulgação)

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 no Amazonas iniciou, oficialmente, no dia 18 de janeiro deste ano e, até esta sexta-feira (9), perto de completar três meses de operacionalização imunizou totalmente 4,8% da população que compreende os idosos com idade acima de 80 anos.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), para este grupo prioritário eram esperados 38.693 idosos. Deste total, nem o número dos que foram em busca da primeira dose do imunizante, cerca de 33.984 idosos (87,8%), atinge o percentual recomendado por pesquisadores – que é de 90% para cada grupo prioritário.

A situação piora quando são observados os números daqueles que já estão completamente imunizados contra a Covid-19. No Amazonas, receberam a segunda dose do imunizante apenas 1.852 idosos com mais de 80 anos, o que representa apenas 4,8%.

Baixa procura também registrada na capital

Em Manaus, a estimativa era de que 20.259 idosos com idade acima de 80 anos deveriam ser imunizados.

Para este grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aplicou 19.376 doses. Mas, deste total, apenas 24 foram em busca da segunda dose, o que representa somente 0,1% do número total de idosos que poderiam ser imunizados prioritariamente.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) explicou que aguarda o Ministério da Saúde enviar as vacinas para a aplicação da segunda dose para os idosos com idade acima de 80 anos, explicando ainda que essa parcela da população foi vacinada na primeira fase da campanha com a vacina AstraZeneca, que tem um intervalo de três meses de aplicação entre as doses.

“A gente vai elencando outros grupos para vacinar enquanto estas pessoas estão procurando lentamente o serviço”, completou a explicação Isabel Hernandes, chefe de Divisão de Imunização da Semsa.

Perigo para a proteção coletiva

No cenário total, em todo país, apenas 33% dos idosos com idade acima dos 80 anos tomaram a segunda dose da vacina. Para o médico Mário Scheffer, a lentidão nas etapas de vacinação representa um perigo para a proteção coletiva.

“As doses, além de insuficientes, estão pulverizadas. Não se conclui uma etapa da vacinação para passar para outra. Isso protege individualmente cada um que toma a vacina, mas não garante a proteção coletiva. Isso dificulta qualquer previsão de normalidade para 2021”, frisou.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021