fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Documento enviado à CPI atesta perda de 2,3 milhões de testes da Covid-19

Um documento enviado pelo Ministério Público Federal à CPI da Covid confirma que o Ministério da Saúde deve perder os testes porque chegaram na data de vencimento.

14 de maio de 2021

Compartilhe

Inquérito acompanha a atuação da União na aquisição e na distribuição de testes (Foto: Getty Images)

O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 um processo que contém uma nota técnica do Ministério da Saúde (MS) afirmando o risco de perder 2,3 milhões de testes para a doença devido ao término do prazo de validade.

De acordo com o MPF, o Ministério enviou uma nota técnica em abril à Procuradoria da República no Distrito Federal com a informação sobre a possibilidade da perda dessa quantidade de testes. No documento, o órgão diz que guardava, em abril, 4,3 milhões de testes e que, dessa quantidade, os 2,3 milhões podem ser perdidos. Sendo 1,6 milhões com validade final para este mês de maio.

Inquérito do MPF acompanha a atuação da União na aquisição e na distribuição de testes.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, cada teste em estoque custou R$ 42,30. Se o Governo Federal perder os exames que vencem em maio, o prejuízo será superior a R$ 67,5 milhões. O ministério, por outro lado, afirmou que poderá trocar os testes sem validade por produtos novos, mas não detalhou como será esse procedimento.

Esses testes tinha a validade final para o mês de dezembro de 2020. No entanto, A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) estendeu o prazo até maio.

Texto: Milena Soares, com Folha da S. Paulo

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Não deixe de tomar a segunda dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021

Mais de 55 mil pessoas já foram imunizadas no ‘viradão’ da vacina

Conforme o vacinômetro, os mais de 55 mil imunizados já representam um número recorde na aplicação da vacina. A média diária ainda não havia ultrapassado as 15.846 aplicações

12 de junho de 2021