fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Descaso de prefeitos deixa mais de 1,8 milhão sem vacinas no AM

A adesão ao consórcio para compra de vacinas contra Covid-19 encerrou na sexta. Sem lideranças, só três prefeitos fecharam acordo.

6 de março de 2021

Compartilhe

Manaus, Itacoatiara e Silves são os únicos municípios do estado no consórcio (Foto: Reprodução)

Dos 62 prefeitos de municípios do Amazonas, apenas três arregaçaram as mangas para buscar uma alternativa que pode acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19 de suas populações.

Encerrou nessa sexta-feira (5) o prazo de adesão de cidades no Consórcio Municipal para Compra de Vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Entre os municípios do Amazonas, além da capital Manaus, apenas Itacoatiara e Silves, no interior, aproveitaram a oportunidade. Veja aqui a lista das cidades que aderiram.

O descaso dos prefeitos do interior deixa mais de 1,87 milhão de habitantes do interior do estado sem cobertura vacinal contra o coronavírus. Este número representa 44,5% da população do estado, levando em consideração as estimativas de 2020 do IBGE.

A FNP já havia divulgado que o prazo não seria prorrogado, pois significaria protelar o consórcio.

Prefeitos sem liderança

Para o sociólogo Ademir Ramos, assim como no âmbito nacional, o Amazonas sofre com a falta de lideranças municipais que possam atuar na coordenação e encaminhamento de ações de combate à pandemia.

“É importante saber que o município é o primo pobre da República, mas ele tem o dever constitucional de atender a seu povo. O consórcio é importante, mas ele deveria passar por uma direção. Estamos apanhando no Brasil por falta de direção. Não temos uma direção nacional. Não temos uma direção local. Estamos pecando por falta de gestão, de organização e de encaminhamento, por conta de muita [gente] que está praticando corrupção em cima da questão política”, avaliou.

Ele completa dizendo que, no Amazonas, esse papel de articulação deveria de sido assumido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), que congrega prefeitos.

“Aqui, nós temos a Associação Amazonense de Municípios. Isso deveria ter sido chamado pela Associação dos Municípios. Esse é o primeiro ponto ao qual devemos olhar, que é a organização e encaminhamento deste processo. A Associação teve uma participação [no Consórcio] ou foram ações voluntárias dos prefeitos destes três municípios? É preciso ter racionalidade no encaminhamento desses processos”, apontou.

Atualmente, a AAM tem como presidente o prefeito Jair Souto (MDB), de Manaquiri, um dos municípios que ficaram de fora do Consórcio.

O RealTime1 tentou contato com Jair Souto para ouvir o posicionamento da Associação de Municípios, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

AstraZeneca: novo lote completa esquema vacinal de idosos acima de 75 anos

A nova remessa de 152.250 doses do imunizante completa o cronograma vacinal dos idosos que receberam a primeira dose entre final de janeiro e início de fevereiro.

21 de abril de 2021

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021