fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Medidas de flexibilização são mantidas e governo abre academias no AM

O novo decreto do governo do Amazonas mantém flexibilização contra Covid-19. Mesmo com a taxa de transmissão ainda alta as academias serão reabertas.

27 de fevereiro de 2021

Compartilhe

As medidas de restrinção a circulação no Amazonas devem permanecer conforme o decreto n⁰ 43.450, de 19 de fevereiro de 2021. Após pressão do setor, as academias também deverão abrir as portas novamente na próxima semana. A atualização das regras serão publicadas no Diário Oficial de União (DOU) e devem valer do dia 1º a 7 de março.

De acordo com o governo do estado, a decisão tem como base os dados analisados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19, que aponta a necessidade de manutenção das restrições devido, principalmente, aos números relativos a internações e de transmissão do novo coronavírus.

Mesmo com o alto risco de contaminação pela Covid-19 nas academiamas, o funcionamento será permitido com horário reduzido das 06h às 11h, de segunda a sábado, com limite de 50% da capacidade.

Apesar de apresentar redução na última semana, principalmente com a ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 pelo Governo do Estado, a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública de saúde está em 87,7%. Em relação a leitos clínicos, a ocupação está em 68,9%. As taxas ainda são consideradas elevadas.

Taxa de transmissão

No começo de junho de 2020, quando o Governo do Amazonas iniciou o plano de reabertura gradual das atividades, após o primeiro pico da pandemia de Covid-19, a taxa de ocupação era da ordem de 50% em UTI e de 30% em leitos clínicos.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus também ainda requer atenção e exige a manutenção das medidas de distanciamento social, uso de máscara e cuidados com a higiene. Embora apresente queda, a Rt está em 0,92, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite a doença para outras 92 pessoas.

Tendência

A FVS-AM aponta, ainda, manutenção de tendência de queda na média móvel de casos da Covid-19. Em 14 dias, até o dia 24 de fevereiro, o número de casos caiu 21% no Amazonas. Já a média móvel de óbitos pela doença teve redução de 19% no mesmo período.

Abertura de novos leitos

Com a abertura de 30 novos leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, a rede estadual de saúde passará a contar, a partir da próxima segunda-feira (01/03), com 426 novos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19. No final de outubro, antes de iniciar a primeira fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19, eram 130 leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. O aumento foi de 227%.

Com o Plano de Contingência, a oferta de leitos exclusivos para a Covid-19 aumentou 214%, saindo de 457 para 1.435. Os leitos clínicos saltaram de 312 para 1.039.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021