fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

David Almeida enviará a CMM projeto de lei para compra de vacinas

O prefeito encaminhará o projeto à Câmara Municipal de Manaus, até a próxima sexta-feira. Visitas serão feitas a fábrica da Neoquímica para avaliar a produção da Sputinik V.

28 de fevereiro de 2021

Compartilhe

A iniciativa de compra acatada por David Almeida é uma mobilização da Frente Nacional de Prefeitos.

O prefeito de Manaus, David Almeida, informou que enviará à Câmara Municipal de Manaus (CMM), na próxima semana, um Projeto de Lei (PL) que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 diretamente de fornecedores.

A decisão foi anunciada neste sábado (27) durante uma reunião virtual de emergência da Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que debateu a instituição do consórcio de municípios para a compra dos imunizantes.

Desde a última quarta-feira (24) Estados e municípios estão liberados para realizarem importação e distribuição de vacinas contra o novo coronavírus, desde que não sejam dos mesmos fabricantes que fornecem o imunizante para o governo federal, no caso a  Coronavac (Sinovac) e AstraZeneca (Oxford).

Diante da possibilidade, David Almeida se posicionou a favor da criação do consórcio formado por municípios participantes da FNP para a aquisição das vacinas. Essa medida garantirá uma maior força de negociação com os fornecedores, possibilitando a compra das doses por um preço abaixo do que seria negociado, caso houvesse uma corrida individual dos municípios pelo imunizante.

“Estou de acordo com a criação do consórcio e acredito que os prefeitos podem trabalhar integrados para que possamos rapidamente iniciar essas negociações. Essa é uma necessidade que nos temos devido ao momento difícil que enfrentamos em todo Brasil. Já temos algumas ações avançadas e vamos compartilhar isso com todos os prefeitos”, disse Almeida.

Além disso, a avaliação dele é de que não há interesse de competição com o Ministério da Saúde e governos estaduais. O objetivo na realidade seroa agregar esforços para vacinas a população manauara.(

Durante a reunião deste sábado da FNP, ficou acordado que na próxima quarta-feira (3), um comitê formado por prefeitos das cinco regiões do país participará de uma visita à fábrica da empresa Neoquímica, em São Paulo, para conhecer como será realizado o processo de fabricação da vacina Sputnik V, desenvolvimento pelo Fundo Soberano da Rússia.

Etapas

Nesta segunda, o prefeito de Manaus vai participar de uma nova reunião com os mais de 100 membros da FNP para assinar o termo de compromisso que garante a participação do município no consórcio.

A expectativa é de que na próxima sexta-feira, (5) uma minuta seja distribuída para os prefeitos que encaminharão o projeto à Câmara Municipal.

“A nossa participação nesse consórcio garante uma maior segurança na hora de comprar as vacinas. Teremos um preço melhor e vamos conseguir avançar no processo de imunização da nossa população. Enviaremos o mais breve possível esse projeto à Câmara Municipal e creio na sua rápida aprovação. Nesse momento, esse é o melhor investimento que podemos fazer na saúde da nossa cidade”, salientou o prefeito.

A primeira assembleia com os prefeitos associados no consórcio acontecerá entre os dias 5 e 10 de abril. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenvolvido para realizar a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021