fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Compartilhe

Empresa comunicou as autoridades do colapso no abastecimento uma semana antes (Foto: Reprodução)

O virtual presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), revelou, em entrevista a TV RealTime1, que diretores da indústria de gases White Martins serão chamados para explicar a crise no abastecimento de oxigênio nos hospitais de Manaus, em janeiro. “O Amazonas será um dos temas centrais da CPI e certamente a White Martins será chamada para explicar o que houve, como e quando avisou as autoridades de saúde como eles dizem que avisaram”, afirmou Omar Aziz.

O senador, contudo, descartou tratar na CPI de temas “paroquias” do Amazonas, como a situação dos médicos denunciados como fura-filas integrantes de famílias poderosas de Manaus, como as gêmeas Isabelle e Gabrielle Lins, herdeiras da Universidade Nilton Lins, e David Dallas, filho do ex-deputado Wanderley Dallas.

“Esse caso dos fura-filas já está sendo investigados pelo Ministério Público do Estado, nós da CPI vamos tratar de temas maiores,. Como o porquê de não se comprarem vacinas lá no ano passado. Por que não levantaram barreiras sanitárias quando a pandemia estava no começo”, afirmou o senador.

A entrada do vírus a Manaus

Um outro ponto que deverá ser tratado é o motivo de o Ministério da Saúde não ter levantado barreiras sanitárias nos portos e aeroportos brasileiros.  Omar lembrou que ao mesmo tempo em que o Governo Federal foi buscar os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, no começo da pandemia e os deixou em quarentena em uma base militar em Anapólis (GO), permitiu que turistas continuassem chegando ao Brasil sem qualquer cuidado.

Wuhan é considerado o primeiro epicentro da Covid-19 no mundo.

“A Covid chegou a Manaus a partir da  classe média e alta que estava nesse mesmo momento (em que os brasileiros de Wuhan estavam isolados) passando férias em Miami, nos Estados Unidos, e voltaram de lá trazendo a doença, tanto que os primeiros registros ocorreram na rede particular de saúde”, exemplificou o senador, que deverá ser eleito presidente da CPI na sessão da próxima terça-feira, às 10h, em Brasília.

A entrevista completa pode ser assistida abaixo:

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Parecer da Saúde contraindica cloroquina e ‘kit Covid’ aos pacientes

O parecer, segundo a Folha, foi feito por um grupo técnico formado na gestão do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e coordenado pelo professor Carlos Carvalho, da USP

16 de maio de 2021

Queiroga diz que ministério estuda campanha de testagem contra Covid

Marcelo Queiroga informou neste domingo que o Ministério da Saúde estuda ampla campanha de testagem da população brasileira para o novo coronavírus, causador da Covid-19.

16 de maio de 2021

Governo proibe entrada de estrangeiros por medo de variantes

Voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul não poderão desembarcar seus passageiros no Brasil.

15 de maio de 2021

‘Operação Vida’ encerra com retorno de última paciente ao seu estado

A paciente transferida, de 58 anos, retornou à capital após 55 dias internada em uma unidade de saúde em Santa Maria, município do Rio Grande do Sul.

15 de maio de 2021

Semsa faz repescagem na vacinação para pessoas com comorbidades amanhã

No vacinômetro, as cinco maiores comorbidades na faixa de 18 a 59 anos vacinados são diabetes mellitus, hipertensão, obesidade, imunossuprimidas e doenças cardiovasculares.

14 de maio de 2021

Documento enviado à CPI atesta perda de 2,3 milhões de testes da Covid-19

Um documento enviado pelo Ministério Público Federal à CPI da Covid confirma que o Ministério da Saúde deve perder os testes porque chegaram na data de vencimento.

14 de maio de 2021

Com baixa na ocupação dos leitos, rede hospitalar do AM será readequada

Com recuo de 88% nas internações de pacientes nas unidades de saúde do Estado, uma das primeiras medidas foi anunciar que o Delphina Aziz, deixa de ser exclusivo para Covid.

14 de maio de 2021

Em novo decreto de Wilson Lima, shoppings ganham mais 3h aos domingos

Também para o domingo, bares e restaurantes tiveram ampliação no horário de funcionamento e vão poder fechar às 22h; proibição de circulação segue de 0h às 6h.

14 de maio de 2021