fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Compartilhe

O secretário Marcellus Campêlo pede que as comemorações não tenham aglomeração (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) faz um alerta às famílias para os cuidados com as comemorações do Dia das Mães. Uma das datas mais importantes do calendário e, principalmente, para o comércio, preocupa as autoridades de saúde por conta do risco de transmissão da Covid-19.

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para o dia a dia, enquanto a cadeia de transmissão do vírus estiver ativa, mas datas, como o Dia das Mães, inspiram uma preocupação a mais, que são as reuniões familiares e aglomerações no comércio.

O secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, faz um apelo para que as famílias que forem confraternizar façam em seus próprios núcleos familiares. “Os almoços de família e as festas de confraternização preocupam porque, assim como no Natal e Ano Novo, há risco alto de contágio. Portanto, não dá, ainda, para fazer aquela reunião grande e o ideal é que cada núcleo familiar faça sua comemoração”, recomenda.

Comércio

As aglomerações no comércio, por conta das compras e dos presentes do Dia das Mães, também oferecem risco. “O melhor presente da sua mãe é a proteção dela e de todos na família, principalmente porque ainda não temos vacina para todos. Definitivamente, ainda não temos condições de fazer confraternizações. Precisamos sim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, afirmou o secretário, Marcellus Campêlo.

O secretário ressalta que a estratégia da SES-AM no Plano de Contingência é justamente interromper a cadeia de transmissão do vírus para evitar uma nova subida de casos. As unidades de saúde estão empenhadas em testar todos os pacientes com síndrome respiratória e, diante do resultado positivo, fazer o rastreamento para testar e isolar os contatos.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021