fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Covid-19: pesquisa testará presença de anticorpos em 211 mil pessoas

As amostras sorológicas serão processadas por unidades de apoio diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Fortaleza e no Rio de Janeiro.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Previsão é que sejam testados os moradores de 62.097 domicílios (Foto: Reuters)

O Ministério da Saúde lançou hoje (5) uma pesquisa para descobrir qual a prevalência de Covid-19 nos diferentes grupos sociais da população brasileira. O levantamento prevê a testagem sorológica, que identifica a presença de anticorpos, em 211.129 pessoas, de 274 municípios, incluindo capitais e suas respectivas regiões metropolitanas.  

A amostragem será feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) Covid-19. A previsão é de que sejam testados os moradores de 62.097 domicílios.

As amostras sorológicas serão processadas por unidades de apoio diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Os testes devem permitir a detecção da resposta à infecção e à vacinação. Uma amostra de cada participante deve ser armazenada em um biorrepositório por até cinco anos.

Objetivos da testagem

Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, os objetivos principais do inquérito sorológico, intitulado PrevCov, são: descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa; estimar a magnitude da infecção pelo novo coronavírus nas capitais e regiões metropolitanas; e permitir cálculos mais precisos de morbidade e letalidade da doença.

Devem ser colhidos dados também sobre sintomas recentes ou anteriores, contatos com casos suspeitos, realização de testes e vacinação, bem como todo o histórico de saúde dos participantes. Não foi dada previsão para a conclusão do levantamento.

“Mais de R$ 200 milhões de reais foram investidos nessa ação de pesquisa”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no evento de lançamento da PrevCov, na sede do ministério, em Brasília. “Negacionismo é negar o que o governo federal tem feito na pesquisa, na ciência e na tecnologia”, afirmou ele.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Quase 80 mil estão com a 2ª dose da vacina contra Covid em atraso no AM

Em todo o Amazonas, segundo a FVS-AM, são 79.290 pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina e, assim, garantir a eficácia esperada pelas farmacêuticas.

24 de junho de 2021

Amazonas recebe 106 mil doses de vacinas, incluindo 1º lote da Janssen

A vacina Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, é a novidade desta remessa, que também tem doses da CoronaVac e da Pfizer.

24 de junho de 2021

Terça tem vacinação 24h para público com 30 anos, anuncia governador

Equipes de imunizadores vão estar nos postos da Prefeitura, no Vasco Vasques e no Sambódromo a partir das 18h de terça-feira e ficarão à disposição até às 18h de quarta.

24 de junho de 2021

Vacinação é ampliada e público de 33 anos já pode ir aos postos de Manaus

Prefeito David Almeida (Avante) anunciou que os pontos de vacinação na capital receberão pessoas a partir de 33 anos, nesta quinta-feira (24), para receberem a primeira dose.

24 de junho de 2021

Covid: taxa de ocupação na UTI cai, mas situação do país ainda preocupa

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 estados e o Distrito Federal ainda têm ocupação superior a 80%, valor considerado crítico.

24 de junho de 2021

Segunda dose da CoronaVac é aplicada exclusivamente no Parque do Idoso

A população que recebeu este tipo de imunizante na primeira ida a um dos postos de vacinação de Manaus, agora, deve se dirigir ao novo ponto definido pela Semsa.

24 de junho de 2021

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

24 de junho de 2021

EUA doam 3 milhões de doses da vacina da Janssen para o Brasil

Lote será recebido na sexta-feira (25) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada norte-americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

23 de junho de 2021