Escalonar a população para vacinar foi medida adotada pelo Ministério da Saúde, com uso de comorbidades, para eleger grupos prioritários.
Diabetes é uma das doenças que está incluída na lista de prioridades (Foto: Reprodução)
Em tempos de pandemia e na corrida por garantir a imunização contra a Covid-19, muito se tem falado sobre “comorbidades”. São elas que elencam a “prioridade da prioridade” entre os grupos que podem receber o imunizante, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Mas, você sabe o que é comorbidade?
Segundo informações do Conselho Federal de Medicina, comorbidade é a “associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente”, como por exemplo a hipertensão e diabetes, que são comorbidades ligadas à obesidade.
Para colocar o PNI em ação, de forma escalonada em decorrência das poucas doses disponíveis, o Ministério da Saúde (MS) enfatizou a necessidade de “prever algumas prioridades dentro dos estratos populacionais (prioridade dentro da prioridade)”.
Agora, com a possibilidade de abrir o cronograma de vacinação para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, não será diferente. Pessoas com comorbidades terão prioridade na fila da vacinação.
Saiba quais são estas comorbidades abaixo:
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: