fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Começa estudo CovacManaus com vacinação de servidores

A pesquisa CovacManaus iniciou nessa quinta-feira, na Escola Normal Superior da UEA, onde os colaboradores recebem a vacina CoronaVac.

19 de março de 2021

Compartilhe

Servidores das áreas de segurança e educação participam do estudo CovacManaus (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas lançou, nessa quinta-feira (18), estudo relacionado à antecipação da vacinação contra a Covid-19 para servidores de 18 a 49 anos das áreas de educação e segurança.

A pesquisa, batizada de CovacManaus, visa identificar se a aplicação da CoronaVac em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção de formas mais graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus.

Ao todo, 10 mil trabalhadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), da Secretaria de Educação e Desporto e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) efetivos em Manaus participarão do estudo, que terá duração de um ano.

O lançamento do projeto ocorreu em transmissão pelas redes sociais reunindo pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), representantes da Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas (Fapeam), órgão financiador da pesquisa, UEA e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os órgãos falaram sobre a importância do estudo para se entender a efetividade da vacina em pessoas com comorbidades, para a prevenção de variantes, e ainda sobre medidas para a rede de assistência em saúde.

O coordenador da pesquisa CovacManaus, o médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde da Fiocruz, Marcus Lacerda, valorizou a parceria com o Instituto Butantan, que disponibilizou doses exclusivas para pesquisa. Segundo ele, esta etapa pioneira no Amazonas é avaliada pelos pesquisadores como um estudo de fase 4, levando em consideração um cenário real de vacinação.

Pesquisa CovacManaus começa na UEA

A pesquisa iniciou na quinta-feira (18), na Escola Normal Superior (ENS) da UEA, com a vacinação de servidores de educação e segurança de 49 anos de idade. O local funcionará de segunda a sábado, das 9h às 16h, havendo um calendário específico para as faixas etárias dentro da pesquisa. Aos sábados, o local reunirá os servidores que não puderam se vacinar durante a semana.

Na UEA, os trabalhadores elencados devem apresentar, na triagem, documento e laudo médico comprovando algum tipo de comorbidade. Aqueles que não possuem comorbidades também poderão participar da pesquisa por meio da sorologia, feita pelas equipes durante o período de um ano.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021