A partir disso, sobe para o número de 68.700 imunizados, em todo o estado, que tem a estimativa de 113 mil pessoas na idade de 60 a 64 anos, segundo dados do IBGE.
Após o desembarque, as vacinas foram levadas para câmaras frias (Foto: Divulgação)
Subiu para 56,8% o percentual de pessoas do grupo de 60 a 64 anos no estado que serão imunizados no Amazonas, com a chegada das 49,8 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butatan com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta quarta-feira (17).
Com essas novas doses, será possível imunizar mais 24,9 mil pessoas em todo o estado, na faixa etária de 60 a 64 anos, levando em consideração que a vacina do tipo CoronaVac será dividida em duas doses de aplicação, com intervalo entre 14 a 28 dias.
A partir disso, sobe para o número de 68.700 imunizados, em todo o estado, que tem a estimativa de 113 mil pessoas na idade de 60 a 64 anos, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Restando, portanto, a vacinação de 44.300 no Amazonas.
Após o desembarque em Manaus, as vacinas foram levadas, sob escolta da Polícia Federal, para câmaras frias montadas na Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), onde ficarão armazenadas. Lá elas serão contadas e inseridas no sistema estadual. Em seguida, os municípios poderão agendar para pegarem as doses na FVS.
De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização da FVS, Josi Dias, o novo lote deve começar a ser distribuído durante a tarde para os municípios. A FVS trabalha, ainda, no repasse dos imunizantes para localidades que não buscaram remessas antigas.
Texto: Milena Soares, com informações da assessoria
Leia mais: