fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Com baixa na ocupação dos leitos, rede hospitalar do AM será readequada

Com recuo de 88% nas internações de pacientes nas unidades de saúde do Estado, uma das primeiras medidas foi anunciar que o Delphina Aziz, deixa de ser exclusivo para Covid.

14 de maio de 2021

Compartilhe

Marcellus apresentou um panorama da rede hospitalar estadual na live de hoje (Foto: Reprodução)

Durante a live onde o governador Wilson Lima (PSC) anunciou alguns ajustes nas medidas de restrição de circulação das pessoas no Amazonas, realizada no final da manhã desta sexta (14), o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campelo afirmou que a rede pública de assistência à saúde passará por readequações com a diminuição de casos de Covid-19.

Com o recuo de 88% nas internações de pacientes nas unidades de saúde do Estado, uma das primeiras medidas foi anunciar que, a partir de hoje, o Hospital Delphina Aziz, deixará de atender com exclusividade os casos de Covid e passará a receber pacientes acometidos com outras enfermidades.

O secretário de saúde disse que outras enfermidades, como lesões por arma branca e/ou de fogo e acidentes de trânsito, já pressionam consideravelmente o sistema porque já deixou os hospitais 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio “pressionados”.

“Para aliviar o sistema, o Hospital Nilton Lins seguirá com seus leitos como referência para pacientes da Covid e, ainda hoje, 30 pacientes dos nossos hospitais serão transferidos para uma ala do Delphina”, revelou Marcellus, destcando que tal ala ficará sob monitoramento constante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Marcellus anunciou ainda que, a partir do dia 1º de junho, o atendimento no Delphina Aziz será feito de forma híbrida.

“É importante que a população compreenda que as medidas não farmacológicas são importantes para que a gente evite uma terceira onda. É dever de todos nós mantê-las”, frisou.

Números caem

Marcellus explicou que os 88% na redução das hospitalizações referem-se a um comparativo entre os dados de janeiro, quando houve um colapso no sistema de saúde, onde registrou-se mais de sete mil pacientes hospitalizados contra apenas 930 no mês de abril.

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é de que a diferença fique ainda mais evidente, visto que, de abril para maio, os números de internações já apresentam redução de 50%.

No interior

Marcellus também falou sobre o cenário de internações no interior do Amazonas. Segundo ele, há 26 municípios do estado sem pacientes internados por Covid e que a taxa de ocupação dos leitos no interior chega a 10%.

perfil clinico transferidos para o Delphina Aziz (30 só hoje).

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Auxílio estadual para profissionais do turismo vai ser pago em junho

A previsão da Amazonastur é que neste mês saia a primeira parcela de R$ 600 que contemplará, aproximadamente, 13 mil pessoas que trabalham no setor turístico no Estado.

14 de junho de 2021

Não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021