fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

‘Capitã Cloroquina’ confirma plano de difundir medicamento em Manaus

Mayra Pinheiro é servidora do Ministério da Saúde e atuou como auxiliar de Pazuello - e agora de Queiroga. Afirmação foi dada ao Ministério Público Federal.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Renan Calheiros quer Mayra na CPI da Covid (Foto: Reprodução)

A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou que ela foi responsável pela organização de uma comitiva de médicos que foi ao Amazonas para difundir o uso da cloroquina como tratamento contra a Covid-19. Não existem estudos conclusivos sobre a eficácia do medicamento no combate ao coronavírus. As informações são do jornal O Globo.

Durante depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), ela diz que o ministério incentivou o uso do fármaco em diversas visitas de médicos voluntários a unidades de saúde de Manaus. A viagem aconteceu em janeiro, apenas dias antes do colapso do sistema e da crise de falta de oxigênio.

“A função das visitas era conversar com os colegas médicos – todos os profissionais eram médicos – e tentar orientá-los sobre o atendimento precoce na unidade“, disse ela. As visitas, de acordo com a secretária, aconteceram em 13 unidades de saúde da cidade.

Mayra confirmou ainda que o ofício não apenas cobrava a adesão dos médicos ao tratamento precoce como orientava o uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina.

Pazuello, de acordo com a secretária, foi quem delegou a tarefa de organizar as ações em Manaus. O depoimento do ex-ministro precisou ser adiado depois que o militar informou que teve contato recente com pessoas com covid-19 e pediu para não comparecer. Uma nova data foi marcada para depois do período de quarentena de Pazuello, em 19 de maio.

No Ministério da Saúde, Mayra é auxiliar do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e ocupou o mesmo cargo durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello.

Na contramão da ciência

Os únicos medicamentos que são indicados para a doença no Brasil são o remdesivir e o REGN-COV2. Ambos são para uso em pessoas com sintomas da infecção pelo coronavírus e já receberam o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O depoimento aconteceu no contexto das investigações do MPF sobre as ações dos governos estadual e federal durante o colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Mayra Pinheiro é uma das 6 pessoas que respondem à ação por improbidade administrativa. Além dela, o ex-ministro Pazuello e o ex-secretário-executivo da pasta Élcio Franco também são alvos da ação.

CPI da Covid

Além do MPF, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado também fez questionamentos sobre promoção de medicamentos como a cloroquina. Já existem seis pedidos de convocação de Mayra Pinheiro na comissão do Senado.

Os requerimentos são de autoria dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Ainda hoje (6), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também apresentou um requerimento de convocação à ‘Capitã Cloroquina’, como a servidora tem sido chamada, para também prestar esclarecimentos na CPI.

Da Redação, com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Quase 80 mil estão com a 2ª dose da vacina contra Covid em atraso no AM

Em todo o Amazonas, segundo a FVS-AM, são 79.290 pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina e, assim, garantir a eficácia esperada pelas farmacêuticas.

24 de junho de 2021

Amazonas recebe 106 mil doses de vacinas, incluindo 1º lote da Janssen

A vacina Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, é a novidade desta remessa, que também tem doses da CoronaVac e da Pfizer.

24 de junho de 2021

Terça tem vacinação 24h para público com 30 anos, anuncia governador

Equipes de imunizadores vão estar nos postos da Prefeitura, no Vasco Vasques e no Sambódromo a partir das 18h de terça-feira e ficarão à disposição até às 18h de quarta.

24 de junho de 2021

Vacinação é ampliada e público de 33 anos já pode ir aos postos de Manaus

Prefeito David Almeida (Avante) anunciou que os pontos de vacinação na capital receberão pessoas a partir de 33 anos, nesta quinta-feira (24), para receberem a primeira dose.

24 de junho de 2021

Covid: taxa de ocupação na UTI cai, mas situação do país ainda preocupa

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 estados e o Distrito Federal ainda têm ocupação superior a 80%, valor considerado crítico.

24 de junho de 2021

Segunda dose da CoronaVac é aplicada exclusivamente no Parque do Idoso

A população que recebeu este tipo de imunizante na primeira ida a um dos postos de vacinação de Manaus, agora, deve se dirigir ao novo ponto definido pela Semsa.

24 de junho de 2021

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

24 de junho de 2021

EUA doam 3 milhões de doses da vacina da Janssen para o Brasil

Lote será recebido na sexta-feira (25) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada norte-americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

23 de junho de 2021