fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

‘Capitã Cloroquina’ confirma plano de difundir medicamento em Manaus

Mayra Pinheiro é servidora do Ministério da Saúde e atuou como auxiliar de Pazuello - e agora de Queiroga. Afirmação foi dada ao Ministério Público Federal.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Renan Calheiros quer Mayra na CPI da Covid (Foto: Reprodução)

A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou que ela foi responsável pela organização de uma comitiva de médicos que foi ao Amazonas para difundir o uso da cloroquina como tratamento contra a Covid-19. Não existem estudos conclusivos sobre a eficácia do medicamento no combate ao coronavírus. As informações são do jornal O Globo.

Durante depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), ela diz que o ministério incentivou o uso do fármaco em diversas visitas de médicos voluntários a unidades de saúde de Manaus. A viagem aconteceu em janeiro, apenas dias antes do colapso do sistema e da crise de falta de oxigênio.

“A função das visitas era conversar com os colegas médicos – todos os profissionais eram médicos – e tentar orientá-los sobre o atendimento precoce na unidade“, disse ela. As visitas, de acordo com a secretária, aconteceram em 13 unidades de saúde da cidade.

Mayra confirmou ainda que o ofício não apenas cobrava a adesão dos médicos ao tratamento precoce como orientava o uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina.

Pazuello, de acordo com a secretária, foi quem delegou a tarefa de organizar as ações em Manaus. O depoimento do ex-ministro precisou ser adiado depois que o militar informou que teve contato recente com pessoas com covid-19 e pediu para não comparecer. Uma nova data foi marcada para depois do período de quarentena de Pazuello, em 19 de maio.

No Ministério da Saúde, Mayra é auxiliar do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e ocupou o mesmo cargo durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello.

Na contramão da ciência

Os únicos medicamentos que são indicados para a doença no Brasil são o remdesivir e o REGN-COV2. Ambos são para uso em pessoas com sintomas da infecção pelo coronavírus e já receberam o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O depoimento aconteceu no contexto das investigações do MPF sobre as ações dos governos estadual e federal durante o colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Mayra Pinheiro é uma das 6 pessoas que respondem à ação por improbidade administrativa. Além dela, o ex-ministro Pazuello e o ex-secretário-executivo da pasta Élcio Franco também são alvos da ação.

CPI da Covid

Além do MPF, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado também fez questionamentos sobre promoção de medicamentos como a cloroquina. Já existem seis pedidos de convocação de Mayra Pinheiro na comissão do Senado.

Os requerimentos são de autoria dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Ainda hoje (6), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também apresentou um requerimento de convocação à ‘Capitã Cloroquina’, como a servidora tem sido chamada, para também prestar esclarecimentos na CPI.

Da Redação, com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021