fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Compartilhe

Na segunda, inicia a imunização em grávidas e puérperas (Foto: Divulgação)

A chegada dos lotes da Pfizer, no início desta semana, e da AstraZeneca, nesta sexta (7) para o Plano de Imunização operacionalizado pela Secretaria Municipal de Manaus (Semsa), permitiram que a retomada da aplicação da primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 acontecesse.

O calendário definido pela Prefeitura de Manaus contempla, já para este sábado (8), os remanescentes de 18 a 59 anos do grupo das pessoas com comorbidades, por ordem decrescente de idade. E, a partir da próxima segunda-feira, 10/5, gestantes e puérperas (mães com até 45 dias de pós-parto), também com alguma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Se você tem alguma das comorbidades, confira as datas abaixo:

8 de maio: pessoas com idade entre 55 e 59 anos;

10 de maio: pessoas com idade entre 50 e 54 anos;

11 de maio: pessoas com idade entre 45 e 49 anos;

12 de maio: pessoas com idade entre 40 e 44 anos;

13 de maio: pessoas com idade entre 30 e 39 anos;

14 de maio: pessoas com idade entre 18 e 29 anos;

15 de maio: repescagem final para todas as pessoas que tenham alguma comorbidade, de 18 a 59 anos.

Todas estas pessoas devem apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Nos casos de obesidade, é aceita declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV, são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom); ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Pfizer para gestantes e púerperas

Apenas as gestantes e puérperas (mães com até 45 dias de pós-parto) maiores de 18 anos e com comorbidades, cadastradas no “Imuniza Manaus” e com agendamento feito pelo sistema, serão vacinadas nesta fase da campanha. A medida visa garantir a prioridade para as mulheres, que por apresentarem doenças preexistentes, têm maior risco de hospitalização e morte, se infectadas pelo coronavírus.

O atendimento a este grupo será concentrado em um único posto de vacinação: o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona Norte.

Para receber a vacina, a mulher que se enquadra nas condições exigidas, deve apresentar no posto de vacinação, além do documento de identificação (original) com foto e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

Além disso, é obrigatória a comprovação das comorbidades, seguindo os critérios já mencionados nesta matéria.

A vacina utilizada para a fase inicial de vacinação das gestantes e puérperas será a Pfizer/Biontech. Em Manaus, estima-se que há 33.132 mil mulheres nestas condições, sendo que 4.268 (15%) apresentam condição de alto risco.

Aplicação da D2

Simultaneamente ao atendimento do grupo de comorbidades e de gestantes e puérperas, a Semsa continua com a aplicação da segunda dose para os grupos prioritários, que já haviam iniciado o ciclo de imunização: trabalhadores da saúde, idosos de 60 anos e mais e pessoas com comorbidades que se encontram no prazo para completar o esquema vacinal.

Postos de vacinação funcionam de 9h às 16h

  • Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola* (Rua Gandu, 119 – bairro Cidade Nova)

Terminal de Integração 6 (Avenida Comendador José Cruz – bairro Lago Azul)

*Único posto direcionado à aplicação das vacinas em grávidas e púerperas

  • Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Crespo)

Universidade Paulista – Unip (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490 – bairro Parque 10 de Novembro)

Escola de Enfermagem da Ufam – Posto exclusivo para trabalhadores da saúde – (Rua Teresina, 495 – bairro Adrianópolis)

  • Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 bairro São José 1)

  • Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM (avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos – bairro Planalto)

Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, conjunto Dom Pedro – bairro Alvorada)

Da Redação, com informações da assessoria

Leia mais sobre a Pandemia

Auxílio estadual para profissionais do turismo vai ser pago em junho

A previsão da Amazonastur é que neste mês saia a primeira parcela de R$ 600 que contemplará, aproximadamente, 13 mil pessoas que trabalham no setor turístico no Estado.

14 de junho de 2021

Não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021