fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen contra a covid-19

Em 19 de março, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 38 milhões de doses da vacina. Ao todo, 16,9 milhões de doses serão entregues ao governo até setembro.

31 de março de 2021

Compartilhe

O imunizante desenvolvido pela Janssen é aplicado em dose única (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (31), o uso emergencial da vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) contra a Covid-19 no Brasil. A solicitação foi protocolada sete dias antes, na quarta-feira passada (24).

Em reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência, a aprovação foi concedida por unanimidade depois de recomendação de técnicos das gerências de Medicamentos, de Fiscalização e de Monitoramento da Anvisa emitiram pareceres positivos sobre o uso emergencial da vacina.

O imunizante desenvolvido pela Janssen é aplicado em dose única. A vacina pode ser armazenada em temperaturas de 2ºC a 8ºC por até 3 meses. Depois de aberta, pode ser conservada por até 6 horas em temperatura de 2ºC a 8ºC.

Eficácia da vacina

A taxa de eficácia, divulgada pelo laboratório em março é de 66% para casos moderados e graves. Se considerados apenas casos graves, a taxa chega a 85%. Nenhum dos voluntários dos testes morreu por Covid-19.

A eficácia, no entanto, variou por região de testes. Foi de 72% nos Estados Unidos, 64% na África do Sul e 71% na América Latina. O imunizante também mostrou 86% de eficácia contra as formas graves de Covid-19 nos norte-americanos, 82% nos sul-africanos e 88% nos latino-americanos. Para casos leves, foi de 72%, 64% e 68%, respectivamente.

Vacinas já compradas

Em 19 de março, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 38 milhões de doses da vacina da Janssen. De acordo com a empresa, 16,9 milhões de doses serão entregues ao governo brasileiro até o fim de setembro. Até o final do ano, outras 21,1 milhões de doses do imunizante também devem estar disponíveis para aplicação no país.

A vacina da Janssen é a terceira a ter aval para uso emergencial no país. Além dela, foram aprovadas, em 21 de janeiro, a Coronovac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina produzida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e a o laboratório sueco AstraZeneca.

Com informações do Poder 360

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Guia apresenta iniciativas para suavizar efeitos da pandemia nas populações marginalizadas

Lançamento foi realizado na data em que é comemorado o Dia do Índio, e alerta que a pandemia chegou aos índios em um momento "de fragilização da política de saúde indígena".

19 de abril de 2021

Com reforço do Governo, municípios do Amazonas avançam na vacinação

De acordo com o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, equipes técnicas estão analisando as dificuldades enfrentadas de cada município para alcançar a meta de vacinação.

19 de abril de 2021

A pandemia não acabou: amazonenses precisam seguir medidas de prevenção

Usar máscaras faciais, limpar objetos de uso coletivo com álcool em gel e evitar aglomerações são as principais medidas que podem coibir o avanço da Covid-19 em todo o mundo.

19 de abril de 2021

Das Américas, é no Brasil onde há mais mortes por Covid a cada milhão de habitantes

País passou EUA, México e Peru em abril e agora é também o 13º com mais óbitos proporcionais à população no mundo. Em termos absolutos, é o 2º com mais vítimas do planeta.

19 de abril de 2021

Brasil alavanca curva e mundo registra recorde de contágio pelo coronavírus

O mundo teve 5,3 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid em uma semana. O aumento é puxado pela Índia, mas Brasil também puxa curva para cima com novos contágios.

19 de abril de 2021

Conselho Federal de Medicina reprova tratamento precoce contra Covid-19

O posicionamento do órgão foi feito durante uma audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, realizada no Senado Federal na manhã desta segunda-feira (19).

19 de abril de 2021

Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.

19 de abril de 2021

Confira como funcionará a vacinação na semana de 19 a 23 de abril

A partir de segunda-feira, pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e idosos que já receberam a primeira dose das vacinas deverão comparecer aos postos de vacinação.

18 de abril de 2021