fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Amazonas produz mais de 17 mil metros cúbicos de oxigênio medicinal

A instalação de quatro minusinas de oxigênio medicinal em Manaus, Barcelos, Eirunepé e Lábrea ampliou a produção para mais de 17 mil metros.

2 de março de 2021

Compartilhe

A instalação de minusinas de oxigênio medicinal amplia produção (Foto: Secom)

O Amazonas expandiu a capacidade de produção independente de oxigênio medicinal para 17.856 metros cúbicos/dia, com a entrada em operação de mais quatro miniusinas geradoras, instaladas no Hospital Geraldo Rocha, em Manaus, e em hospitais regionais de Barcelos, Eirunepé e Lábrea.

São 36 equipamentos já em funcionamento, destaca o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima. A meta é chegar aos 75, conforme o Plano de Contingência, desenvolvido através de cooperação entre os Governos do Estado e Federal.

As usinas, instaladas nas unidades mencionadas, foram doadas pelas seguintes instituições: Hospital Sírio Libanês/Fundação Itaú (Eirunepé e Lábrea), União BR (Barcelos) e Associação Amazonense dos Procuradores do Ministério Público (Hospital Geraldo Rocha). A capacidade de geração de cada uma varia de 264 a 624 metros cúbicos ao dia de oxigênio (O2).

Oxigênio medicinal nos municípios

Além de Manaus, são 15 os municípios que já dispõem do suporte desse tipo de tecnologia. A maior parte deles, com aparelhos instalados pela Seinfra, com a supervisão de técnicos das respectivas fabricantes. São eles: Lábrea, Eirunepé, Barcelos, Autazes, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara, Parintins, Maués, Coari, Humaitá, Careiro Castanho e Alvarães. Algumas dessas com mais de um equipamento, como é o caso de Itacoatiara (3) e Parintins (2 e receberá mais uma).

O secretário da Seinfra explica que a meta é contemplar pelo menos 30 municípios, dando início à autossuficiência na produção do insumo no interior. A estratégia, traçada através do Plano de Contingência, prevê a geração independente de mais de 35,4 mil metros cúbicos/dia de O2. A meta considerou a escassez do produto na região, em janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou um aumento significativo no número de internações de pacientes com Covid-19, tanto na rede pública, quanto na privada, situação hoje vivida por outros estados brasileiros.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

AstraZeneca: novo lote completa esquema vacinal de idosos acima de 75 anos

A nova remessa de 152.250 doses do imunizante completa o cronograma vacinal dos idosos que receberam a primeira dose entre final de janeiro e início de fevereiro.

21 de abril de 2021

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021