fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

AM ocupa segundo lugar na imunização com a primeira dose contra Covid-19

Levantamento realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que 18% dos amazonenses foram vacinados com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

17 de abril de 2021

Compartilhe

Números mostram que 18% dos amazonenses foram vacinados (Foto: Reprodução)

Levantamento realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que o Amazonas ocupa o segundo lugar entre as unidades da federação que mais aplicaram a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em todo o país, considerando o público elegível para imunização acima de 18 anos. Os números divulgados nesta sexta-feira (16) mostram que 18% dos amazonenses foram vacinados.

De acordo com o ranking da organização, o Amazonas está na segunda posição em cobertura vacinal entre todos os estados, empatado com a Paraíba e atrás de Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que estão juntos no 1º lugar, com 20% do público imunizado.

“Apesar de todos os desafios, com as dimensões continentais que nós temos no nosso estado, as populações ribeirinhas, as áreas remotas, as distâncias entre as localidades, apesar de todo esse desafio, a gente tem esse compromisso e temos avançado na campanha de vacinação”, reforçou o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes.

Em relação à segunda dose, o estado também é o segundo que mais aplicou vacinas, com a marca de 6%. Perde para o Mato Grosso do Sul e São Paulo, em primeiro lugar, com 7% do público imunizado.

Novo lote 

O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta sexta-feira (16), a 13ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O lote recém-chegado a Manaus conta com um total de 182.650 doses dos imunizantes CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantan, e AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta é a terceira maior remessa de vacinas já recebida pelo estado, que já soma 1.414.620 doses de vacina recebidas do Governo Federal.

Conforme Cristiano Fernandes, o novo lote resultará em um grande avanço na campanha de vacinação. “Na próxima semana a gente vai avançar bastante. Parte dessa nova remessa vai ser destinada à dose 2, principalmente de idosos, profissionais de saúde, então nós vamos dar um salto na segunda dose da imunização dessa população”, afirmou.

De acordo com o 11º Informe Técnico relativo à 13ª Pauta de Distribuição, emitido pelo Ministério da Saúde (MS) na quarta-feira (14), a nova remessa deverá atender a segunda dose de trabalhadores da saúde e da população de 65 a 69 anos.

O informe ainda ressalta que, adicionalmente, também serão distribuídas a primeira dose para trabalhadores da saúde, idosos de 60 a 69 anos, profissionais das Forças Armadas e forças de segurança e salvamento.

Vacinação 

Já foram aplicadas 705.357 doses em todo o estado até esta quinta-feira (15/04), sendo 521.033 de primeira dose e 184.324 de segunda dose, de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com dados do vacinômetro, a cobertura vacinal da primeira dose no Amazonas está em 67,4% entre os grupos prioritários, enquanto a segunda dose é de 23,9%.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021