fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

À espera da 2ª dose da vacina? Prazos geram dúvidas em Manaus

Consultas no portal Imuniza Manaus indicam redução de 12 dias no tempo de espera entre a primeira e segunda doses dos imunizantes.

12 de julho de 2021

Compartilhe

Imunizados com Pfizer e AstraZeneca tiveram intervalo entre as doses reduzido (Foto: Reprodução)

O Site Imuniza Manaus, administrado pela Prefeitura de Manaus, mostra, nesta segunda-feira (12), uma redução em 12 dias no intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer AstraZeneca. As mudanças nas datas já constam na aba “Consultar 2ª Dose”, no portal Imuniza Manaus, para as pessoas que já tomaram a primeira dose dos imunizantes.

Inicialmente, o período de espera recomendado pelo Ministério da Saúde entre a primeira e a segunda imunização, tanto para a vacina da Pfizer quanto para a AstraZeneca, era de 90 dias. Este protocolo vinha sendo cumprido nos estados desde o início da imunização contra o coronavírus, como forma de garantir um maior número de pessoas vacinadas com a primeira dose.

Agora, com a redução, o hiato passa a ter 78 dias em Manaus.

Prefeitura nega mudanças

A Prefeitura de Manaus esclareceu, por meio de nota encaminhada ao RealTime1, na tarde desta segunda, que não houve mudança no prazo para aplicação de segunda dose das vacinas AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital, mantém em 84 dias o intervalo entre doses dos dois imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

A prefeitura também esclarece que a data anotada no cartão de vacina do usuário corresponde ao prazo limite para a conclusão do esquema vacinal, levando em conta a correspondência entre 12 semanas e três meses/90 dias.

Estratégia contra a variante Delta

Na semana passada, os estados do Espírito Santo (70 dias), Piauí (70 dias), Ceará (60 dias), Pernambuco (60 dias) e Acre (45 dias) também anunciaram a redução no espaço entre as doses das duas vacinas para conter a disseminação da variante Delta do vírus.

Alagoas e Sergipe também fizeram alterações pontuais no calendário de vacinação. Além disso, São Paulo também já manifestou o interesse de reduzir o intervalo.

Para saber a data correta da aplicação da segunda dose, acesse o site do Imuniza Manaus AQUI.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021