fbpx

quinta, 06 de maio de 2021

Só em abril, mais de 700 novas empresas foram abertas no Amazonas

O mês é o segundo a obter o maior número de empreendimentos constituídos no estado nos últimos cinco anos, perdendo apenas para o mês de março deste ano.

4 de maio de 2021

Compartilhe

2.702 novos empreendimentos foram abertos no estado quatro meses de 2021 (Foto: Reprodução)

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou no mês de abril, 730 novas empresas. O mês é o segundo a obter o maior número de empreendimentos constituídos no estado nos últimos cinco anos, perdendo apenas para o mês de março deste ano, que atingiu 854 novos Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs). Os dados são do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia.

Com o segundo melhor mês em constituições no Amazonas, a soma dos registros consolidados nestes quatro meses de 2021 totaliza 2.702 novos empreendimentos no estado. Um aumento de 45,8% em comparação ao registrado no mesmo período de 2020.

Já em uma comparação com o mês de abril de 2020, que registrou 277 novos negócios, o número de constituições feitas em abril de 2021 assinala um crescimento de 163%.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, os números positivos são resultado do trabalho de modernização, simplificação e desburocratização na abertura de empresas, promovidos pela Jucea.

“Pela segunda vez colhemos números positivos neste ano, que superam inclusive os dados dos últimos cinco anos. Resultado de uma junta 100% digital, que investe em tecnologias e mão de obra qualificada, e que traz grande retorno para a sociedade amazonense, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19”, afirmou.

Tempo de registro

A Junta Comercial registrou, pelo terceiro mês consecutivo em 2021, a redução no tempo médio para registro de novas empresas no Amazonas. Em janeiro levava-se cerca de 13 horas e 23 minutos para se fazer um registro empresarial, já no mês de março o tempo caiu para 9 horas e 38 minutos. No mês de abril, o tempo médio se manteve como no mês anterior.

Tipo empresarial

Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas em abril, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Empresário Individual, com 307 constituições. Em seguida, a Sociedade Empresarial Limitada (quando o negócio tem dois ou mais sócios), com 276 novos CNPJs e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), com 147 novas aberturas.

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Banco Central: Comitê de Política Monetária eleva taxa Selic a 3,50% ao ano

Banco Central justifica o aumento dos juros devido à inflação de alimentos e bens industriais e avaliou que o avanço da vacinação deve impulsionar a recuperação econômica.

6 de maio de 2021

Amazonas recebeu menos veículos novos em abril, aponta Fenabrave

Distribuição de automóveis teve crescimento quando comparado a abril de 2020. Mas, quando comparado a março deste ano o fornecimento de veículos teve queda de quase 15%.

6 de maio de 2021

Indicador de mercado de trabalho da FGV sobe 1,6 ponto em abril

Com isso, o Indicador Antecedente de Emprego chegou a 78,7 pontos. O indicador encontra-se abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia de Covid-19.

6 de maio de 2021

Itapemirim recebe aprovação da ANAC para operar voos no país

A empresa recebeu o Certificado de Operador Aéreo, liberação para a oferta de voos nacionais. Início de operação da companhia e as rotas a serem ofertadas serão divulgadas.

6 de maio de 2021

Para Omar, falas de Bolsonaro, além da vacinação, podem prejudicar a economia

Senador alertou que ataques contra a China poderão fazer com que o Brasil perca seu principal parceiro comercial. Em 2020, negócios entre os dois países somaram US$ 101,7 bi.

6 de maio de 2021

Prefeitura quer criar grupo para sugerir propostas à Reforma Tributária

Iniciativa vai contar com a presença do titular da Semed, Pauderney Avelino, e do subsecretário de Assuntos Operacionais, da Semtepi, Gustavo Igrejas.

6 de maio de 2021

Atendimento tributário da ‘Manaus Atende’ permanece on-line

No site da Semef, o contribuinte poderá ter acesso a uma lista de e-mails dos setores específicos, para esclarecimentos de dúvidas ou envio de documentações.

6 de maio de 2021

Alta da Selic terá pequeno impacto sobre juros finais, diz Associação

Apesar do impacto pequeno nas taxas médias, os consumidores e as empresas gastarão mais para contratarem linhas de crédito, conforme as simulações detalhadas da entidade.

6 de maio de 2021