fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

Logística e Decreto põem em risco abastecimento de hortifrutis no AM

A seca dos rios, as restrições para o transporte de cargas na BR-319, e o cancelamento de pedidos de hortifrutigranjeiros dificultam a chegada dos produtos à capital.

29 de janeiro de 2021

Compartilhe

Feirantes avaliam a possibilidade de paralisar as atividades na próxima segunda (Foto: Reprodução)

A seca dos rios, as restrições para o transporte de cargas na BR-319, e o cancelamento de pedidos de hortifrutigranjeiros têm dificultado a chegada dos produtos à capital.

Segundo o Sindicato dos Transportadores Autônomos do Amazonas, devido à vazante dos rios da região, no trecho Porto Velho (RO) – Manaus (AM), as balsas operam com 40% da capacidade. Filas se formam para o embarque das cargas em Belém (PA). O tempo de entrega saltou de 14 para 24 dias.

Outra dificuldade, relatada pelo presidente do Sindicato dos Transportadores, Antonio Sérgio da Silva, é a restrição imposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por meio da Portaria nº372, de 21 de janeiro de 2021, publicada na terça-feira (26).

O documento proíbe o tráfego de veículos de passageiros e de veículos de cargas com a capacidade de Peso Bruto Total Combinado acima de 17 toneladas, anualmente de dezembro a maio.

“A carreta de seis eixos tem a capacidade de carga de 27 toneladas. Com a portaria, somente o caminhão de dois eixos pode trafegar com volume abaixo de 17 toneladas. Os alimentos chegam a Manaus, agora, somente pelas balsas e o nível baixo das águas dificulta o transporte”, informou.

Cancelamento nos pedidos

Somado ao problema ‘transporte’, o fornecimento dos alimentos está ameaçado pelos cancelamentos dos pedidos. Com a redução nas vendas devido ao menor horário de funcionamento estabelecido pelo Decreto nº43.303 do Governo do Estado, produtos estão sendo perdidos, impróprios ao consumo.

“O Decreto está gerando impacto desde o plantio até a chegada da mercadoria a Manaus. Produtos estão no tempo de serem colhidos, mas os produtores não estão colhendo por não terem como vender. O prejuízo acontece em cadeia. Se nada for feito em 10 dias pode acontecer um desabastecimento”.

Paralisação à vista

Ainda de acordo com Antônio Sérgio, diante das dificuldades, todos os pedidos dos grandes distribuidores de hortifrutigranjeiros estão sendo cancelados, o que pode resultar em fechamento das feiras municipais de Manaus em no máximo três dias.

Segundo ele, o Sindicato dos Feirantes já avalia a possibilidade de paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (1º).

“Estive conversando com o David [Lima, Presidente do Sindicato] dos feirantes e ele me passou que vai ter uma Assembleia da categoria e pode fechar as feiras a partir de segunda-feira”, alertou.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Mais de 40% dos contribuintes enviaram declaração do Imposto de Renda

Prazo começou em 1º de março e vai até as 23h59min do dia 31 de maio. Data limite foi adiada por conta das dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia.

17 de abril de 2021

Senac AM lança projeto para reconectar pessoas com o mercado de trabalho

Projeto “Reconexão com o mercado de trabalho” terá início nesta segunda-feira (19) e segue durante a primeira semana de maio, em menção ao Dia do Trabalhador (1º).

17 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 2 mil cadastros no primeiro dia

Benefício irá contemplar permissionários, empreendedores e informais já cadastrados no sistema municipal, ativos e com registro atualizado nas galerias populares.

17 de abril de 2021

General Silva e Luna é confirmado no comando da Petrobras

Ex-ministro da Defesa e ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna substitui o economista Roberto Castello Branco na presidência da Petrobras.

16 de abril de 2021

Demanda por voos no Aeroporto de Manaus tem redução de 36% em março

Conforme Infraero, no ano, a demanda por voos no estado apresenta o segundo resultado negativo consecutivo. Abear afirma que o setor é afetado pelo agravamento da pandemia.

16 de abril de 2021

Diesel apresenta reajuste de 3,60% e gasolina 1,97% no preço do litro ao distribuidor

Gasolina sofre reajuste de 1,97% do preço médio por litro e sem tributação entre os dias 15 e 16 do mês de abril, passou de R$2,58/litro para R$2,63/litro.

16 de abril de 2021

LG garante assistência mesmo após fechamento da unidade de celulares

Empresa dará continuidade na fabricação de telefones durante o segundo trimestre de 2021 para cumprir as obrigações contratuais com operadoras. Apoio técnico está mantido.

16 de abril de 2021

Sem verba, Suframa descarta realização da Feira Internacional da Amazônia

As oito edições da Feira Internacional da Amazônia representaram a principal vitrine de divulgação e formalização de negócios do PIM. Última edição aconteceu no ano de 2015.

16 de abril de 2021