A concessionária prevê a construção de 33,7 quilômetros de Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) neste ano. Em 2020, a companhia atingiu a marca de 149 quilômetros.
Dessa maneira, a Cigás dará continuidade a expansão da oferta de gás natural. (Foto: Divulgação)
Uma das principais concessionárias do país em termos de comercialização de volume de gás natural, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) estima investimento da ordem de R$ 37,8 milhões em 2021.
O objetivo é, portanto, dar continuidade à trajetória de expansão da oferta de gás natural no estado. A concessionária prevê a construção de 33,7 quilômetros de Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) neste ano.
Assim, nos últimos 10 anos, garantiu ao Estado em torno de R$ 3,6 bilhões, em valores corrigidos, de arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O segmento do gás natural possui, dessa forma, protagonismo na preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Isso se deve ao fato de que o gás natural pode ser usado em lugar do carvão, diesel e óleo, sendo, dos combustíveis fósseis, o menos poluente.
Além disso, a adesão ao gás natural, em Manaus, retirou de circulação do trânsito da cidade mais de 300 carretas de combustível líquido por dia.