fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Bancada do AM e Guedes devem discutir decreto que prejudica ZFM

Parlamentares vão levar ao ministro da Economia decreto legislativo que susta a redução do Imposto de Importação sobre bicicletas.

23 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Decreto reduz de 35% para 20% as alíquotas do Imposto de Impostação de bicicletas (Foto: Reprodução)

A bancada federal da Amazonas no Congresso Nacional aguarda, para as 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (23), uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O objetivo do encontro é apresentar o projeto de decreto legislativo que susta os efeitos do decreto presidencial que diminui, gradativamente, de 35% para 20% as alíquotas do Imposto de Impostação que incide sobre as bicicletas.

Apesar de não constar da agenda oficial do ministro, a reunião foi confirmada pela assessoria do senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada amazonense em Brasília.

Empregos ameaçados

Na prática, a decisão anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (17) pelas redes sociais, inviabiliza a produção nacional de bicicletas.

Só no Polo Industrial de Manaus (PIM), o setor é responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.

“O decreto é equivocado sob a lógica da proteção do emprego. Estamos falando de quase 400 indústrias espalhadas pelo Brasil, que estão não só na Zona Franca de Manaus, mas em Rondônia, Recife e Piauí. Como não temos, por conta do custo Brasil, como competir com a China, ele transfere milhares de empregos brasileiros para a China”, observou o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PL).

Produção no PIM

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 56.981 unidades somente em janeiro de 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

O volume é 44,6% maior às 39.400 bicicletas fabricadas em dezembro e 1% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (56.410).

Importações

Ainda em janeiro, as importações em todo o território nacional totalizaram 7.646 bicicletas. Na comparação com dezembro, que teve 2.958 bicicletas importadas, a alta foi de 158,5%. Já em relação a janeiro do ano passado (9.314 unidades), houve retração de 17,9%.

De acordo com dados do portal Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a maioria das bicicletas veio da Ásia. A China respondeu pelo maior volume, com 6.238 unidades e 81,6% do volume total importado. Em seguida, vieram Taiwan (589 unidades e 7,7% do total importado) e Vietnã (475 unidades e 6,2%).

Brasil é o 4º maior produtor de bicicletas do mundo

Ainda segundo dados da Abraciclo, em 2020 o Brasil foi o quarto maior produtor mundial de bicicletas, com produção anual de 2,5 milhões de unidades.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Mais de 40% dos contribuintes enviaram declaração do Imposto de Renda

Prazo começou em 1º de março e vai até as 23h59min do dia 31 de maio. Data limite foi adiada por conta das dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia.

17 de abril de 2021

Senac AM lança projeto para reconectar pessoas com o mercado de trabalho

Projeto “Reconexão com o mercado de trabalho” terá início nesta segunda-feira (19) e segue durante a primeira semana de maio, em menção ao Dia do Trabalhador (1º).

17 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 2 mil cadastros no primeiro dia

Benefício irá contemplar permissionários, empreendedores e informais já cadastrados no sistema municipal, ativos e com registro atualizado nas galerias populares.

17 de abril de 2021

General Silva e Luna é confirmado no comando da Petrobras

Ex-ministro da Defesa e ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna substitui o economista Roberto Castello Branco na presidência da Petrobras.

16 de abril de 2021

Demanda por voos no Aeroporto de Manaus tem redução de 36% em março

Conforme Infraero, no ano, a demanda por voos no estado apresenta o segundo resultado negativo consecutivo. Abear afirma que o setor é afetado pelo agravamento da pandemia.

16 de abril de 2021

Diesel apresenta reajuste de 3,60% e gasolina 1,97% no preço do litro ao distribuidor

Gasolina sofre reajuste de 1,97% do preço médio por litro e sem tributação entre os dias 15 e 16 do mês de abril, passou de R$2,58/litro para R$2,63/litro.

16 de abril de 2021

LG garante assistência mesmo após fechamento da unidade de celulares

Empresa dará continuidade na fabricação de telefones durante o segundo trimestre de 2021 para cumprir as obrigações contratuais com operadoras. Apoio técnico está mantido.

16 de abril de 2021

Sem verba, Suframa descarta realização da Feira Internacional da Amazônia

As oito edições da Feira Internacional da Amazônia representaram a principal vitrine de divulgação e formalização de negócios do PIM. Última edição aconteceu no ano de 2015.

16 de abril de 2021