fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Sindicato dos Jornalistas alerta sobre ‘fake news’ em período eleitoral

A recomendação é para que as pessoas chequem a veracidade da informação que recebem por meio de aplicativos e das redes sociais antes de reproduzirem notícias falsas.

23 de novembro de 2020

Compartilhe

O vice-presidente acrescenta que a população deve desconfiar de notícias trágicas (Foto: Divulgação)

Com a aproximação do segundo turno das eleições municipais, que acontece no próximo domingo (29), os debates entre os candidatos à Prefeitura de Manaus tendem a ficar mais acalorados e, por conta disso, as campanhas de desconstrução resultam na propagação de notícias falsas sobre os candidatos.  

Principalmente as propagadas pelas Redes Sociais, seja de candidatos ou de cidadãos comuns, que às vezes simplesmente reproduzem os “posts” sem antes chegar a veracidade da informação.

O jornalista Arnoldo Santos, que é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP-AM), recomenda que as pessoas comparem as notícias que recebem por meio de aplicativos na internet com publicações de sites com endereços confiáveis.

“Se eles não estiverem noticiando o mesmo fato, desconfie”, alerta.

O vice-presidente acrescenta que a população deve desconfiar, ainda, de notícias trágicas que tenham efeito em alguma parte da população,  afete a vida de uma pessoa conhecida ou mesmo, refira-se a alguma atitude de personalidades públicas.

Arnoldo também recomenda aos eleitores que não compartilhem notícias sem, antes, confirmar a veracidade da informação por meio de sites de checagem como “Fato ou Fake”, “Comprova” ou “Agência Lupa”.

“Desconfie de notícias dadas por sites que tenham endereços estranhos na internet, que não informem os nomes de seus responsáveis ou mesmo tenham endereços virtuais (URL) parecidos com os maiores”, recomenda.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia Mais:

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020