fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Políticos ‘tradicionais’ não conseguem se manter na Câmara de Manaus

Nomes conhecidos como Isaac Tayah, Amauri Colares, Roberto Sabino e Reizo Castelo Branco não conseguiram manter suas cadeiras na Câmara Municipal.

16 de novembro de 2020

Compartilhe

Apenas 18 conseguiram se manter na Casa Legislativa (Foto: Reprodução)

Após o resultado das eleições municipais desse domingo (15), foi constatados que vários vereadores que já se perpetuavam na Câmara Municipal de Manaus não conseguiram garantir mais um mandato na Casa Legislativa Municipal.

Um dos nomes mais conhecidos pela população é o vereador Reizo Castelo Branco (PTB) que não conseguiu se reeleger. Ele recebeu 1.779 votos no pleito deste ano. O número é menor, comparado à eleição de 2016, em que ele garantiu sua eleição com 10.402 votos e foi o terceiro mais votado.

Reizo foi eleito pela primeira vez em 2009 e, na época, foi o vereador mais votado na cidade, com 12.327 votos. No seu segundo mandato, em 2012, alcançou 18.109 votos. A queda de números, nesta eleição, se deve também ao fato se não haver mais coligação para candidatura proporcional.

Outros candidatos que já acumulavam vários mandatos não foram reeleitos. É o caso dos vereadores Amauri Colares (Republicanos), Roberto Sabino (Podemos) e Isaac Tayah (DC).

Roberto Sabino é o mais antigo, eleito pela primeira vez em 1993, somando 24 anos na Casa Legislativa. Já Amauri vem em segundo, com mais de 20 anos na vida política. Em terceiro estão Isaac Tayah e Chico Preto (DC), que foram eleitos pela primeira vez em 1997.

Chico, no entanto, não disputou reeleição e sim ao cargo majoritário a Prefeitura de Manaus, pelo partido Democracia Cristã. Ele ficou em 9º lugar, com mais de 16.141 mil votos.

Conforme já divulgado pelo Real Time 1, dos 39 vereadores que concorriam à reeleição, apenas 18 conseguiram se manter. A renovação foi de 56%.

Confira abaixo os candidatos com mais de um mandato, na Câmara, que não se reelegeram:

Roberto Sabino (Podemos) – 5 mandatos na CMM

Amauri Colares (Republicanos) – 5 mandatos na CMM

Isaac Tayah (DC) – 6 mandatos na CMM

Elias Emanuel (PSDB) – 4 mandatos na CMM

Gilmar Nascimento (DEM) – 4 mandatos na CMM

Mirtes Salles (Republicanos) – 3 mandatos na CMM

Reizo Castelo Branco (PTB) – 3 mandatos na CMM

Alonso Oliveira (Avante) – 2 mandatos na CMM

Ceará (PSDB) – 2 mandatos na CMM

Eloi Abreu (PMN) – 2 mandatos na CMM Ewerton Wanderley (DEM) – 2 mandatos na CMM

Reportagem: Milena Soares

Leia mais:

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020