Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.
Todas as médias de pesquisas eleitorais apontam vitória de David Almeida (Avante Manaus)
Se comparadas as médias das últimas quatro pesquisas publicadas neste segundo turno e simulando a margem de erro média de 3%, indicadas pelos estudos para os dois candidatos, ainda assim, Amazonino Mendes (Juntos Podemos Mais) perderia a eleição neste domingo (29) e David Almeida (Avante Manaus) sairia vitorioso como o próximo prefeito de Manaus.
Utilizando-se a média simples, David teria 53,5% dos votos válidos e Amazonino 46,5%, todas as pesquisas dão vitória a David Almeida. Uma diferença de 7 pontos percentuais, que equivale a aproximadamente 70 mil votos.
Se David perder 3 pontos e Amazonino ganhar 3 pontos, considerando esse cenário, David teria 50,5% dos votos válidos e Amazonino 49,5% e ganha a eleição por 1 ponto percentual, ou seja, aproximadamente 10 mil votos.
Se, eventualmente, David tiver 3 pontos a mais e Amazonino 3 pontos a menos, a diferença passaria a ser de 13 pontos (130 mil votos). Uma tendência pouco provável, já que quatro pesquisas publicadas esta semana tendem a indicar a média das intenções de voto.
De 15 pesquisas registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 20, apenas sete foram divulgadas até a véspera da votação. Provavelmente, porque àqueles que patrocinaram as sondagens não autorizaram suas publicações devido aos resultados não serem favoráveis.
Uma das estratégias de Amazonino nas redes sociais é deturpar o resultado das pesquisas que mostram o cenário de empate técnico.
O candidato usa o gráfico que indica, por exemplo, 40% de intenção de voto em proporção maior que o resultado obtido pelo adversário, David, de 44%. Analistas políticos afirmam que essa é uma forma de induzir erradamente o eleitor a acreditar em uma suposta vantagem e configura propaganda enganosa por parte do candidato.
Action Marketing e Pesquisas, DMP/Tiradentes, Eficaz Pesquisas & Tecnologia, Perspectiva Mercado e Opinião, Real Time Big Data e Ibope, com duas pesquisas publicadas às sextas-feiras, são as empresas que divulgaram sondagens realizadas ao eleitorado da capital neste 2º turno.
Leia mais: