fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020

Compartilhe

Todas as médias de pesquisas eleitorais apontam vitória de David Almeida (Avante Manaus)

Se comparadas as médias das últimas quatro pesquisas publicadas neste segundo turno e simulando a margem de erro média de 3%, indicadas pelos estudos para os dois candidatos, ainda assim, Amazonino Mendes (Juntos Podemos Mais) perderia a eleição neste domingo (29) e David Almeida (Avante Manaus) sairia vitorioso como o próximo prefeito de Manaus.

Utilizando-se a média simples, David teria 53,5% dos votos válidos e Amazonino 46,5%, todas as pesquisas dão vitória a David Almeida. Uma diferença de 7 pontos percentuais, que equivale a aproximadamente 70 mil votos.

Se David perder 3 pontos e Amazonino ganhar 3 pontos, considerando esse cenário, David teria 50,5% dos votos válidos e Amazonino 49,5% e ganha a eleição por 1 ponto percentual, ou seja, aproximadamente 10 mil votos.

Se, eventualmente, David tiver 3 pontos a mais e Amazonino 3 pontos a menos, a diferença passaria a ser de 13 pontos (130 mil votos). Uma tendência pouco provável, já que quatro pesquisas publicadas esta semana tendem a indicar a média das intenções de voto.

Sondagens não divulgadas

De 15 pesquisas registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 20, apenas sete foram divulgadas até a véspera da votação. Provavelmente, porque àqueles que patrocinaram as sondagens não autorizaram suas publicações devido aos resultados não serem favoráveis.

Uma das estratégias de Amazonino nas redes sociais é deturpar o resultado das pesquisas que mostram o cenário de empate técnico.

O candidato usa o gráfico que indica, por exemplo, 40% de intenção de voto em proporção maior que o resultado obtido pelo adversário, David, de 44%. Analistas políticos afirmam que essa é uma forma de induzir erradamente o eleitor a acreditar em uma suposta vantagem e configura propaganda enganosa por parte do candidato.

Action Marketing e Pesquisas, DMP/Tiradentes, Eficaz Pesquisas & Tecnologia, Perspectiva Mercado e Opinião, Real Time Big Data e Ibope, com duas pesquisas publicadas às sextas-feiras, são as empresas que divulgaram sondagens realizadas ao eleitorado da capital neste 2º turno.

Leia mais:

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mãe do candidato David Almeida morre vítima de Covid-19

Dona Rosa estava internada desde o último dia 12 de novembro no Hospital Adventista. David Almeida confirmou a morte da mãe pelas redes socias.

28 de novembro de 2020