fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Fidelis Baniwa é pré-candidato à Prefeitura de Santa Isabel

A região do Alto Rio Negro, no Amazonas, possui uma população majoritáriamente indígena, porém, essa representatividade não se reflete nos espaços de tomada de decisão.

18 de agosto de 2020

Compartilhe

Fidelis Baniwa é ator e sempre participou de movimentos ligados aos direitos dos povos tradicionais

O ator Fidelis Baniwa anunciou a pré-candidatura à Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, pelo  Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19h, a plataforma para financiamento coletivo da campanha do pré-candidato indígena para este pleito vai estar disponível.

O lançamento da pré-candidatura será por meio de uma live transmitida por meio do link:<facebook.com/esseeonossonorte>.

A plataforma ‘Esse é o Nosso Norte’ tem servido de suporte para qualificar as lideranças em seus territórios, incentivar, apoiar, identificar agentes que queiram concorrer a cargo de decisão política, com foco em ações populares.

Maior população indígena do País

A região do Alto Rio Negro, no Amazonas, possui uma população majoritariamente indígena, porém, essa representatividade não se reflete nos espaços de tomada de decisão.

Nesse sentido, a pré-candidatura de Fidelis Baniwa busca construir aberturas para se refletir uma cidade a partir de uma perspectiva indígena, negra, feminina, feminista, LGBTQI, mobilidade, acesso aos direitos básicos, juntamente com pessoas que representam estas pautas.

“Eleger um prefeito indígena será um marco histórico para Santa Isabel do Rio Negro. Até agora, desde que se tornou a escolha livre para eleger os prefeitos da cidade com a Constituição Federal de 88, a população nunca elegeu um prefeito indígena. Eu nasci no igarapé do Mabaha, remava de canoa até a sede do município”, pontuou o pré-candidato.

Na visão do pré candidato, “ter um prefeito indígena representa o interesse comum desses povos, em especial, para solucionar questões de saúde, educação diferenciada e setor agrícola”.

Financiamento Colaborativo

A pré-candidatura de Fidelis Baniwa ao executivo de Santa Isabel do Rio Negro e também dialoga com iniciativas que buscam soluções para eixos temáticos como: Direitos indígenas; territórios; cultura; meio ambiente;saúde; educação; questões raciais; questões de gênero e antiproibicionismo.

As contribuições financeiras, em valores – a partir de R$10 – podem ser feitas por meio do link:

https://www.queroapoiar.com.br/fidelisbaniwa

Perfil político de Baniwa

Militante do Movimento Indígena, Baniwa foi vice coordenador do MEIAM – Movimento dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas (1998-2002).

Posteriormente, o pré-candidato representou a COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, no grupo de trabalho para Formulação de Políticas Culturais para os Povos Indígenas do Ministério da Cultura em Brasília (2005) e foi eleito coordenador da COIPAM – Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (2012-2016).

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020