fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Equipamentos permitirão identificar origem de fake news nas eleições

A Polícia Federal recentemente adquiriu equipamentos que permitem, em questão de um dia talvez, identificar a origem da primeira notícia.

17 de outubro de 2020

Compartilhe

Órgãos de segurança pública federais e estaduais atuarão de forma integrada.(Foto: Isaac Amorim/MJS)

O ministro da Justiça, André Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando de Souza, afirmaram que será possível identificar a origem de notícias falsas disseminadas nas eleições com o objetivo de prejudicar candidatos adversários.

“A Polícia Federal recentemente adquiriu equipamentos que permitem, em questão de um dia talvez, identificar a origem da primeira notícia, quem foi o emissor da primeira notícia”, disse Mendonça.

“Hoje, a Polícia Federal tem condição de identificar as origens, os participantes, e, à luz das investigações, se iniciar um processo criminal perante a Justiça Eleitoral”, afirmou o ministro.

O diretor da PF, Rolando de Souza, afirma que a polícia atuará nessas eleições com foco em esquemas organizados e ilegais de disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, e também com o objetivo de identificar e investigar possíveis candidaturas laranjas.

Laranjal na mira

Candidatura laranja é como ficou conhecido o expediente utilizado por alguns partidos de apresentar candidaturas de mulheres que na prática não fazem campanha e não disputam a eleição, mas servem para que a legenda possa formalmente cumprir a cota mínima de 30% de candidatas do gênero feminino.

Algumas dessas candidaturas laranja das últimas eleições são investigadas por suspeitas de desviar recursos públicos do fundo eleitoral.

“A Polícia Federal se modernizou a fim de se preparar e dar conta da demanda da Justiça Eleitoral”, disse Souza.

“Nós temos sistemas que estão cruzando os dados e automaticamente nos dão um indicativo das candidaturas laranjas, através do cruzamento de várias bases de dados, eu tenho em painéis a indicação dos possíveis laranjas, permitindo que a Polícia Federal seja mais assertiva”, afirmou o chefe da PF.

Outro destaque apontado pela PF para essas eleições será o uso de drones para a identificação da prática de boca de urna, conduta proibida pela Justiça Eleitoral. “Os maiores centros de votação serão acompanhados por drones para evitar boca de urna e compra de votos”, disse Souza.

Liberdade de Expressão

O Ministério da Justiça e a Polícia Federal apresentaram hoje, em conjunto com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o plano de segurança para as eleições.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou que a preocupação das autoridades eleitorais não é com críticas dos eleitores aos candidatos, mas com esquemas organizados e ilegais de disseminação de conteúdo falso com o objetivo de prejudicar candidatos.

“A liberdade de expressão tem proteção constitucional e deve ser preservada. Não estamos aqui preocupados com o que um cidadão pense ou diga”, afirmou Barroso.

“A nossa grande preocupação são grupos estruturados hierarquicamente com mercenários e militantes que disseminam essas notícias falsas, com origem centralizada e atuam concertadamente para atacar pessoas e instituições”, disse o presidente do TSE.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Veja mais notícias

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020

Mãe do candidato David Almeida morre vítima de Covid-19

Dona Rosa estava internada desde o último dia 12 de novembro no Hospital Adventista. David Almeida confirmou a morte da mãe pelas redes socias.

28 de novembro de 2020