fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Em estado de calamidade, feiras são abandonadas por candidatos

Segundo presidente do Sindicato dos Feirantes de Manaus, David Lima, até agora não há propostas plausíveis nos 11 planos de governo para as feiras e mercados da capital.

30 de outubro de 2020

Compartilhe

Feira de Panair passa por problemas de infraestrutura que podem causar acidentes (Foto: Reprodução)

A maioria das feiras e alguns mercados municipais de Manaus vivem hoje em estado calamitoso devido ao total abandono do poder público para com a categoria dos feirantes.

A avaliação é do presidente do Sindicato dos Feirantes de Manaus e da comissão gestora da Feira Manaus Moderna, David Lima da Silva.

Ele cita como exemplo a Feira de Panair que, sem reformas pesadas nos últimos oito anos, vem passando por sérios problemas de infraestrutura que podem causar, inclusive, acidentes fatais.

“O galpão da banana corre o sério risco de desabar em cima dos feirantes e dos consumidores, causando com isso uma grande tragédia. O atual prefeito, em oito anos de mandato, gastou quase 1 bilhão em propagandas e só mandou pintar uns três mercados, mas não investiu nenhum centavo nas diversas feiras de Manaus”, reclama David.

Além dos problemas de infraestrutura, o presidente do Sindicato dos Feirantes também alerta sobre falta de segurança e invasões de vendedores ambulantes nas ruas, sinais e calçadas que, na visão dele, causam prejuízos para os feirantes.

Candidatos não têm propostas

Para piorar a situação, às vésperas da eleição municipal, os profissionais das feiras e mercados não contam nem mesmo com o apoio dos candidatos a prefeito da cidade.

Segundo David Lima, até agora não há propostas plausíveis nos 11 planos de governo que venham a solucionar ou modificar o atual cenário.

“Nenhum candidato até agora apresentou de forma oficial propostas para o segmento de mercados e feiras e para a produção e abastecimento da cidade de Manaus, que é um dever do município mas hoje é feito pelos próprios feirantes”, lamentou.

Ele explica que o candidato Ricardo Nicolau, da coligação “Pra Voltar a Acreditar”, foi o único que apresentou ideias para melhorar a estrutura das feiras e mercados e para combater as irregularidades dentro e nos entornos desses locais.

As promessas, porém, foram feitas de maneira informal, em conversa reservada com o representante do sindicato.

Reivindicações

Entre as principais reivindicações da categoria para o poder público, David Lima cita reformas e construção de novas feiras, combate às invasões de ruas e calçadas por vendedores ambulantes, direito dos feirantes serem donos e não só permissionários dos seus boxes, disponibilização de pedras e bancas através de mecanismos legais. Ele também acredita ser viável a contratação de uma central de abastecimento.

“Queremos um novo olhar para essa categoria. Categoria que tanto bem faz para a população e que trabalha dia e noite para não faltar alimentos nas mesas das pessoas. Mas tudo isso só será possível se o próximo prefeito estruturar primeiramente a SEMACC (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) e dar autonomia e condições para o próximo secretário da pasta trabalhar”, cobrou o feirante.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020