fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Beth Azize diz que a Justiça Eleitoral deve agir de forma severa contra fake news

A ex-parlamentar amazonense Beth Azize afirma que as campanhas de difamação, durante as eleições municipais, ferem a ciência política e o processo eleitoral.

19 de novembro de 2020

Compartilhe

Beth foi a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Foto: Reprodução)

A ex-parlamentar amazonense Beth Azize afirma que as campanhas de difamação, durante as eleições municipais, ferem a ciência política e o processo eleitoral.

Beth diz, ainda, que a Justiça Eleitoral deve agir de forma severa com relação às fake news, não apenas nas propagandas de rádio e televisão, mas também nas redes sociais.

 “Até as pessoas mais pobres, hoje, têm acesso às redes sociais. São facilmente induzidas por aquele personagem que tiver mais força no processo de calúnia, injúria e difamação. Essas pessoas humildes são manipuladas, não só por crenças ou credos, mas também são usadas para eleger marginais e nós estamos vendo isso pelo Brasil inteiro”, disse.

Diante da crescente onda de desinformação e de notícias falsas, durante o segundo turno das eleições municipais, onde as equipes e apoiadores dos candidatos realizam campanhas voltadas para a desconstrução da imagem dos adversários, a ex-parlamentar amazonense Beth Azize acrescenta que este tipo de ação é próprio “de quem não tem nada a dizer para o eleitor”.

Vítima de fake news

Além disso, Beth atribui à reprodução de notícias falsas a candidatos  que estão “desesperados” para ganhar e que não têm “caráter político”. A ex-parlamentar atuou como vereadora, deputada estadual e federal entre os anos de 1970 e 1990.

Aos 80 anos, relembra que na década de 1970, quando se candidatou ao cargo de vereadora, foi vítima de fake news, mas conseguiu reverter a situação.

Azize conta que na disputa pela cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma pessoa  espalhou na imprensa que ela era proprietária de um motel, quando na verdade um dos irmãos dela é que era dono de um Hotel no Centro de Manaus.

Produção do próprio jornal

Ela explica que a notícia repercutiu negativamente naquele período porque, de forma gratuita, as mulheres que ingressavam na política sofriam discriminação pessoal e, em seguida, a desconstrução da imagem pública.

Para reverter a desinformação, a ex-parlamentar teve que produzir o próprio jornal.

“Eu colocava fotos e colunas contendo as minhas posições naquele momento. Fazia isso nas gráficas dos jornais e eu pagava uma fortuna. Era distribuído por amigos”, afirmou acrescentando que venceu as eleições como a vereadora mais votada.

Contribuição

Após a longa trajetória como pessoa pública, Beth revela que ainda tem vontade de fazer  reuniões com a população mais carente, para contribuir para o senso crítico dessas pessoas.

“Para poder abrir o discernimento, para que essas pessoas não sejam induzidas. Nem pelos ataques e nem pelas desconstruções que eu sei que vão fazer”, concluiu.

Sobre Beth Azize

Elizabeth Azize foi juíza no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Iniciou a carreira política como  vereadora pelo MDB. Como deputada estadual, foi a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de 1983 a 1985.

Além disso, participou da Assembleia Constituinte, na elaboração da Constituição Federal de 1988, como deputada federal pelo PSB.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia Mais:

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020