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terça, 30 de novembro de 2021

Apenas três candidatos têm propostas voltadas para motoristas de aplicativo

Apenas Chico Preto, Coronel Menezes e Gilberto Vasconcelos apresentaram propostas voltadas para motoristas de aplicativo nos planos do governo entregues ao TRE.

19 de outubro de 2020

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Dos 11 candidatos à Prefeitura de Manaus apresentaram propostas aos condutores (Foto: Divulgação)

Dos 11 candidatos à Prefeitura de Manaus, apenas Chico Preto (Democracia Cristã),  Coronel Menezes (Patriota)  e Gilberto Vasconcelos  (PSTU) apresentaram propostas voltadas para a classe de motoristas de aplicativo.  

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas e Entregadores por Aplicativo do Amazonas (AMEAPP-AM), Alexandre Matias, o prefeito Arthur Neto (PSDB) não investiu em melhorias para a classe, como a anistia de multas.

De acordo com o plano de governo de Chico Preto, na parte em que se concentram as propostas para a melhoria da infraestrutura de Manaus, o candidato cita, em um dos itens, a parceria com os motoristas de aplicativo para transporte de servidores “visando à eliminação dos contratos de aluguel de veículos”.

Seguindo a mesma linha, o Coronel Menezes pretende reduzir a frota de veículos alugados para a gestão administrativa de Manaus, e implantar a utilização de sistemas de aplicativos para o transporte de servidores entre as secretarias, e com isso “reduzir os valores gastos com locação de veículos e com combustível”.

Já o candidato do Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Gilberto Vasconcelos, propôs a criação de um sistema alternativo de aplicativo público para diminuir concorrência desleal dos aplicativos como o táxi.

“A ‘parceria’ entre o motorista e o aplicativo é uma fraude à relação de emprego, jogando os custos de manutenção dos carros para os trabalhadores e os submetendo a um regime de remuneração que oscila enormemente ao longo do tempo” critica Gilberto, em trecho do plano de governo.

Anistia de Multas aos Condutores

De acordo com Alexandre Matias, o próximo prefeito também deve intervir na liberação do estacionamento em locais como o Aeroporto e nas ruas do Centro da capital.

O presidente da AMEAPP-AM acrescentou que, ao contrário dos taxistas, os condutores não têm direito à livre parada e são multados pelos fiscais do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“E fazer a contagem de cinco minutos, realmente, antes de aplicar a multa”, disse o condutor, acrescentando que o município deve regular os motoristas cadastrados para saber quais estão aptos a exercer a função.

Ao ser questionado sobre o portão do “Uber” que foi instalado no Aeroporto, mediante uma parceria da empresa com a Infraero, Alexandre Matias afirmou que o local é reservado para os condutores, mas que, de igual modo, os motoristas não podem permanecer na área além de cinco minutos sob o risco de multas.

Reportagem: Izaías Godinho

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