fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Setor rural do estado adere ao delivery para escoar produção

Com a limitação do funcionamento dos restaurantes e menor poder de compra do consumidor, produtores rurais fazem vendas por delivery.

11 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Setor rural busca novas formas de comercialização (Foto: Reprodução)

Produtores rurais do Amazonas sentem os impactos negativos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. Como alternativa para as vendas, o setor adere à modalidade delivery.  

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea-AM), Muni Lourenço, a limitação do funcionamento do ramo de alimentação fora do lar, somada à redução da renda do consumidor, afeta diretamente toda a cadeia produtiva.

“O setor rural vem sentindo impactos econômicos negativos, principalmente diante da queda do consumo, muito em decorrência da redução da renda de famílias, bem como pela paralisação e limitação de funcionamento em canais de comercialização de produtos, tais como, restaurantes”, afirmou o presidente.

Apesar do cenário negativo, o presidente da Faea-AM não detalhou números quanto à queda no faturamento do setor.

Lourenço destacou que, como alternativa para escoamento dos produtos, os agricultores e pecuaristas aderem à modalidade delivery, onde o cliente entra em contato por telefone e faz o pedido do item desejado e a empresa entrega no endereço informado.  

“O setor e os produtores, para minimizar, estão implementando, por exemplo, novas formas de comercialização, como o delivery. É uma forma de atender consumidores que estão ficando boa parte do tempo em suas residências”, informou.

Aumento do combustível deve encarecer alimentos

De acordo com Lourenço, o reajuste no preço do combustível também deverá impactar na produção do setor primário no estado.

“O reajuste nos preços dos combustíveis impacta e eleva o custo de produção no campo, afinal, o combustível é um insumo que compõe a planilha dos custos do empreendimento rural. Mas ainda é cedo para prever aumento no preço final dos alimentos”.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Com movimento fraco durante a semana, shoppings aglomeram no sábado

Lojistas relatam que primeira semana de reabertura gradual dos shoppings teve frequência ‘tímida’ dos consumidores de segunda a sexta com registro de aglomerações no sábado.

1 de março de 2021

Com a pandemia, mais de 75 mil lojas fecharam as portas em 2020

Segundo números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados no ano

1 de março de 2021

Enquanto governo se cala, parlamentares correm para evitar prejuízos

Parlamentares do AM apostam no caminho legislativo para sustar medida que reduz Imposto de Importação sobre bicicletas e prejudica o PIM.

1 de março de 2021

Década perdida: economia só deve atingir mesmo nível de 2013 em 2023

Para a agência de riscos Austin Ratin, no cenário otimista, com expansão de 3% ao ano, a economia chega ao nível pré-crise em julho de 2023.

1 de março de 2021

Ninguém aguenta: diesel e gasolina têm nova alta nos preços

Reajuste representa a quinta alta consecutiva nos preços da gasolina e a quarta no valor do litro do diesel só neste ano. Gás de cozinha também vai ficar mais caro.

1 de março de 2021

Entrega de Declarações do Imposto de Renda começa nesta segunda

Entre as novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis.

1 de março de 2021

Suframa: ‘Prioridade é disseminar o modelo para toda a Amazônia’

Nos 54 anos da Zona Franca de Manaus, o titular da Suframa, general Algacir Polsin, falou ao RealTime1 sobre desafios ao futuro da região.

28 de fevereiro de 2021

Governo proroga prazo para recolhimento do ICMS, confira as regras

Os novos prazos contemplam os contribuintes que efetucam o pagamento do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.

27 de fevereiro de 2021