fbpx

sábado, 27 de fevereiro de 2021

‘Renda de famílias amazonenses irá beneficiar a China’, diz Omar Aziz

Redução de 5% na alíquota de importação de bicicletas pode encerrar 5 mil postos de emprego no Amazonas. Senadores e deputados irão apresentar um PDL para revogar medida.

18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

A ZFM abriga 19 empresas do setor de duas rodas. (Foto: Divulgação/Abraciclo)

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional começa as movimentações para tentar reverter a redução a alíquota de impostos sobre as bicicletas de 30% para 25%.

Os políticos estimam uma perda de 5 mil empregos diretos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A decisão foi publicada hoje (18) pelo Comitê-Executivo De Gestão Da Câmara De Comércio Exterior (Camex).

O líder da bancada amazonense, Omar Aziz (PSD), conversou ontem com o ministro da Economia, Paulo Guedes e encaminhou uma carta criticando a medida.

No documento o senador, pede ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “sensibilidade e bom senso” em vista dos problemas econômicos que abalam a economia nacional, e em particular do Amazonas.

Empregos asfixiados

Nas palavras de Omar, a redução desta alíquota pode “asfixiar” – em referência a crise de oxigênio – até 5 mil empregos diretos e indireto, favorecendo mercados internacionais como o chinês.  

“A Camex está tirando renda de famílias amazonenses para beneficiar a China, local de origem do vírus letal que está tirando a vida de brasileiros amazonenses”, alertou o senador.

Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), contou que os senadores e deputados amazonenses se reuniram virtualmente para propor um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) a fim de revogar a decisão.

Segundo ele, “a crise econômica vivenciada pelo Estado, por conta da pandemia, torna ainda maior a dependência dos empregos do Polo Industrial de Manaus (PIM)”.

Na próxima semana, Ramos deve apelar também pessoalmente ao ministro da Economia para revisão da alíquota.

O PDL deverá ser enviado até o fim do dia.

Governo trabalhando contra o Brasil”

“Mais de uma vez Jair Bolsonaro e Paulo Guedes modificaram tarifas favoráveis a produção industrial do Amazonas. É um novo ataque a ZFM”, ressaltou o deputado federal Zé Ricardo (PT)

“É o Governo Federal trabalhando contra o Brasil gerando emprego no exterior e desempregando no Brasil e na ZFM. Nós estamos em um momento dramático da pandemia do coronavírus e não podemos aceitar medidas que prejudicam o emprego e a renda da população”, repudiou.

Duas rodas gera 14 mil empregos diretos

A cadeia do setor de duas rodas (motocicletas, bicicletas, ciclomotores, motonetas e simulares) conta com quase 14 mil trabalhadores e possui 19 empresas entre fabricantes de produto final e componentes no Amazonas.

“Seguiremos incansáveis na luta pela manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), que, nesta quinta, sofre um revés no polo de duas rodas”, ressaltou Eduardo Braga (MDB).

Segundo ele, a medida fragiliza a produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) – que tem boa parte da sua produção e coloca em risco os empregos já existentes.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Cheia dos rios afeta produção agrícola nas calhas do Purus e Juruá

Em 13 municípios, manejos que ocorrem em áreas de várzea, como o cultivo de frutas e hortaliças, e a pecuária, foram interrompidos pela elevação do nível das águas.

26 de fevereiro de 2021

IR: acaba hoje prazo para empresas entregarem informes de rendimento

Segundo a Receita, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou fornecer com inexatidão, ficará sujeito ao pagamento de multa de R$ 41,43.

26 de fevereiro de 2021

Grileiros vendem terras públicas no Sul do Amazonas até pelo Facebook

Decisão da Justiça Federal mostra que pecuaristas estão comprando terras públicas ou de áreas de conservação ambiental a espera da MP da Grilagem

26 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros: MEI pode desburocratizar e baratear frete

Como MEI, trabalhadores autônomos poderão ter redução de 30% no pagamento de tributos e acesso à liberação de cargas por meio eletrônico.

26 de fevereiro de 2021

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Índice de Confiança da Indústria recuou 3,4 pontos, na segunda queda consecutiva, e chegou a 107,9 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde setembro.

26 de fevereiro de 2021

13,4 milhões sem trabalho: Brasil bate recorde de desemprego em 2020

Com taxa média de desemprego de 13,5%, 2020 registrou o pior resultado desde o início da série histórica, em 2012, segundo números da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE.

26 de fevereiro de 2021

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021